Página inicial > Reitoria > IFB foi a melhor colocada do ENEM 2017 entre as escolas públicas do DF

IFB foi a melhor colocada do ENEM 2017 entre as escolas públicas do DF

Criado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 16h32 | Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 16h32 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 16h32 | Acessos: 8800

O Instituto Federal de Brasília - IFB/Campus Taguatinga foi a melhor colocada entre todas as escolas públicas (distritais e federais) do Distrito Federal que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017. O ranking foi divulgado neste fim de semana pelo jornal Folha de São Paulo.

Os estudantes do Campus Taguatinga se destacaram, entre outros nas provas de Ciências da Natureza (média de 609,1), Matemática (649,48) e Redação (672,86) e a média das provas objetivas foi 609,61, ficando à frente inclusive das escolas militares.

Entre as melhores escolas pontuadas no ENEM 2017 no Distrito Federal também estão os campi do IFB Gama, Planaltina, Samambaia e São Sebastião.

O jornal analisou todas as escolas do país com ao menos 50% do total de alunos do 3º ano do ensino médio na prova (respeitado, ainda, o mínimo de dez estudantes). A relação traz escolas de todos os portes, num universo de pouco mais de 14 mil escolas públicas e privadas.

A média foi calculada pela Folha com as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). A ordem das escolas é organizada a partir desta nota, mas as notas da redação também constam no levantamento.

Neste cálculo por escola, foram consideradas as notas de alunos de ensino médio regular e técnico de nível médio, e excluídos alunos de educação especial e de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Dentro desta análise, os estudantes do IFB Campus Taguatinga que tiveram as melhores notas do ENEM entre todas as públicas do DF são dos cursos técnicos de Eletromecânica (Integrado e Subsequente), Manutenção e Suporte em Informática e Vestuário (Subsequente).

Verticalidade

O Instituto Federal de Brasília oferece cursos técnicos (nível médio) e superiores. Assim, através da nota do ENEM e pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU, é comum que estudantes busquem verticalizar a sua escolaridade dentro da própria instituição. No caso do Campus Taguatinga são oferecidos os cursos de graduação de Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura) e os Tecnológicos de Automação Industrial e Design de Moda.