Página inicial > Reitoria > Balanço IFB na Campus Party 2018

Balanço IFB na Campus Party 2018

Criado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 16h37 | Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 16h37 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 17h16 | Acessos: 983

Em cinco dias de participação na Campus Party 2018, o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Brasília (IFB) ofereceu mais de 100 horas de atividades interativas, oficinas e palestras, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Com espaço institucional em uma estrutura dinâmica que propôs desafios pelo twitter do IFB para os campuseiros, a Pró- Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) também levou informações sobre os cursos ao público visitante.

O reitor do Instituto Federal de Brasília, Prof. Wilson Conciani, esteve na Campus Party Brasília conversando com os estudantes campuseiros do Instituto que participam das atividades e com empreendedores da área tecnológica.

“É importante aproveitarmos esta oportunidade para nos aproximar de empreendedores na linha de frente do desenvolvimento tecnológico, coletando, por exemplo, contribuições na atualização dos nossos currículos, para que sejamos capazes de aportar mais empregabilidade para nossos estudantes”, avaliou.

Cerca de cem alunos foram sorteados com ingressos durante as pré-palestras realizadas nos dez campi do IFB e puderam frequentar os espaços Arena e o Open Campus. Estudantes de outros Institutos também marcaram presença, principalmente turmas vindas da região Centro-Oeste, como o IF Goiás, o IF Tocantins e o IF Mato Grosso. Com muito entusiasmo participaram da programação no evento e conheceram as possibilidades tecnológicas nas palestras oferecidas.

Entre as participações que se destacaram em projetos apresentados durante a Campus Party  estiveram os dois campi que ofertam cursos de Informática: o Campus Brasília e o Campus Taguatinga.

Durante o Hackathon Data4Good, evento de programação de sistemas promovido pela Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, e pelo CappraLab, os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Brasília Bruno Morais Neves de Castro, Eduardo Schuindt Santos, Matheus Breno Batista dos Santos e Thiago Aquino Costa analisaram dados abertos do censo escolar 2017, em um estudo sobre o perfil de docentes da região Centro-Oeste. O resultado foi apresentado em um histograma sobre os docentes da região, com o propósito de entender as características, como escolaridade e idade, dos profissionais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

“Foi uma experiência única! Desde o ano passado, inspirado por uma palestra do Cappra na CPBSB1, tenho buscado especialização na área de Ciência e Análise de Dados. Por meio desta grande iniciativa, pude aferir o conhecimento adquirido durante este último ano. Com o suporte dos organizadores, evoluí muito em pouquíssimos dias. Só tenho a agradecer aos mentores do IFB, à Unicef e à organização da Campus Party. Nossa cidade precisa de mais propostas como esta”, disse o aluno Bruno, entusiasmado com a participação.

Na programação do Campus Taguatinga do IFB, ao todo foram 14 oficinas e duas palestras agendadas no palco. Todas as oficinas e palestras oficiais atenderam mais de 100 alunos durante todos os dias. "A expectativa foi oferecer aos alunos o máximo de conteúdos e aprendizados durante o evento", explicou a professora Laureane Sousa.

Confira a premiação de alunos,  outras notícias e a repercussão na imprensa sobre o IFB na TV Senado e na TV Globo.

Imagens do evento podem ser curtidas nas redes sociais oficiais do IFB:  Facebook , Instagram e no Flick