Página inicial > Reitoria > IFB faz parceria com Niagara College do Canadá

IFB faz parceria com Niagara College do Canadá

Criado: Sexta, 05 de Novembro de 2010, 16h57 | Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2010, 16h55 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2553

O IFB assinou, nesta sexta-feira, 5, um Memorando de Entendimento com o Niagara College – instituição de ensino profissional e tecnológico do Canadá. As duas instituições pretendem desenvolver parcerias na realização de projetos e pesquisas. Os canadenses participaram – desde o início – do projeto Mulheres Mil, desenvolvido nas regiões Norte e Nordeste e que, agora, chega ao Instituto Federal de Brasília.

Reitor Aléssio Trindade e Jos Nolle após assinatura de parceriaO representante do Niagara College, Jos Nolle, e o representante da Associção de Colléges do Canadá, Yannick Cabassu, visitaram a Reitoria e o Campus Taguatinga. Na primeira reunião - com o reitor Aléssio Trindade, o assessor Francisco Póvoas, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wilson Conciani, e a pró-reitora de extensão, Patrícia Barcelos – foram apresentados aos canadenses dados sobre o IFB e sua área de atuação: o Distrito Federal (DF) e seu entorno.

Trindade ressaltou, em sua apresentação, a grande desigualdade social existente no DF e qual papel exerce o Instituto neste território. O reitor deu detalhes sobre a expansão das escolas, na região, e apontou que as novas instituições de ensino técnico devem ser implantadas nas regiões administrativas onde há maior desigualdade.

Mulheres Mil

Após formalizar a parceria, os visitantes foram ao Campus Taguatinga. Lá se encotraram com todos os diretores dos Campi IFB. A atual sede dessa escola – que fica em Taguatinga Centro - será transformada em um ponto de referência do programa Mulheres Mil. Esse projeto oferece cursos profissionalizantes para mulheres nas regiões Norte e Nordeste.

O Centro de Referência, a ser implantado em Taguatinga, através da parceria entre o IFB e o Niagara College, objetiva preparar professores que vão atuar na expansão do Mulheres Mil para as demais regiões do Brasil.

Interação

Tanto o reitor Aléssio Trindade, como o representante do Niagara College, Jos Nolle, ressaltaram que parcerias devem ser desenvolvidas nas áreas de turismo, agroecologia e gastronomia. Nolle observou, entretanto, que essas três áreas não serão as únicas e que espera ir além disso. (Assessoria de Comunicação: Wákila Mesquita)