Página inicial > Reitoria > Vem aí ConectaIF 2018: Evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e as inscrições já estão abertas

Criado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 18h12 | Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 18h12 | Última atualização em Terça, 24 de Julho de 2018, 10h29 | Acessos: 4479

De 6 a 10 de agosto, o Instituto Federal de Brasília oferece oportunidades em qualificação profissional e inclusão social

O Instituto Federal de Brasília (IFB), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), vai realizar a 3ª edição do ConectaIF. É um evento totalmente gratuito com 22 programações simultâneas em mais de 2500 vagas de cursos de qualificação profissional, oficinas e palestras inclusivas, além de desafios, mostras culturais, competições e apresentação de projetos inovadores de alunos.

Durante a semana do ConectaIF 2018 – de 6 a 10 de agosto – a população do Distrito Federal terá ônibus gratuito saindo da Rodoviária para o Centro de Convenções.

As inscrições estão abertas a todos e podem ser realizadas em eventos.ifb.edu.br

Qualific Express: Mais de 2,5 mil vagas em oficinas e cursos rápidos de qualificação profissional

Oficinas confirmadas: Técnicas de Mobgrafia, com Kazuo Okubo; Bartender; Coquetelaria; Alimentação Saudável sem Carne; Degustação de cervejas especiais; Estamparia Botânica; Oficina Prática de Extração de DNA; Inglês Cognitivo para terceira idade; Capacitação para produtores de eventos; Modelagem em impressão 3D;  Restauro de Mobiliário Moderno; Produção de mudas de suculentas e cactos ornamentais; Reutilização de garrafas e latas;  Mestre de Cerimônias para Eventos Públicos; Primeiros Socorros; Como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária; Como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone Android.

IncluiIF: Mesas-redondas, palestras e seminários sobre temáticas de inclusão social

Oficinas: Adaptações Digitais para Pessoas com Deficiência Visual, com a Profª Bianca Della Libera e a Profª Vanessa França da Silva – Instituto Benjamim Constant (IBC); Preparação de Unidades Didáticas para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos, Profª Cristiane Nascimento/UnB.

Palestras: História da Deficiência e Autonomia do Autismo – Amanda Paschoal/Movimento do Orgulho Autista do Brasil (MOAB); Autismo, possibilidades de Intervenção – Maria  Elisa Granchi Fonseca/MOAB; Desafios para Educação do Aluno com Deficiência Visual – Prof. Dr João Ricardo Melo Figueiredo/Instituto Benjamim Constant; Processos de Aprendizagem Linguística e Desenvolvimento com Pessoas Surdocegas – Profª  Drª Fátima Ali Abdalah Abdel Cader Nascimento/SEEDF; e Tradutor Intérprete Educacional: práticas e perspectivas – Prof. Neemias Gomes Santana/UnB.

Mesas-Redondas: A Produção de Objetos Digitais de Aprendizagem na Educação de Surdos – Prof. Dr Bruno José Betti Galasso e Prof. Dr Dirceu Esdras Teixeira/INES.

Destaque para o VII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva com:  Seminário Nacional sobre Autismo; Encontro do Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades Especiais (Napne); Encontro de Tradutores e Intérpretes do IFB; e o Encontro de Educação e Direitos Humanos do IFB.

*Esses eventos serão certificados com carga horária referente às atividades.

Rodas de Conversas: Debate descontraído sobre temas da atualidade com convidados especiais, com duração média de 40 minutos, para o público jovem. Destaque para o Fotojornalismo com o convidado de abertura, fotógrafo Roberto Stuckert, no dia 07. Repórter fotográfico desde os 18 anos, vencedor do prêmio Esso de Jornalismo em 2007. Também haverá um diálogo sobre Fake News na contemporaneidade, junto com o veículo de mídia alternativa Mídia Ninja.

Festival de Arte e Cultura: Intensa programação cultural com espetáculos de Artes Digitais, Integradas, Dança, Teatro, Música e Mostra de Filmes. Atrações confirmadas no Palco Principal: Documentário – Mulheres Mil, Instituto Federal da Paraíba; Musical – Mais uma Geni, Instituto Federal de Pernambuco; Dança – BlasFêmea, Instituto Federal de Goiás; e ReViVa 80: O Rock como Manifestação Social, Instituto Federal de Tocantins.

IV Festival de Filmes de Curta-Metragem do IFB: Estudantes da Rede Federal de todo o país puderam se inscrever. É uma oportunidade de a comunidade acadêmica e os profissionais da área fomentarem uma cultura audiovisual e suas interfaces didáticas e criativas. Na última edição, mais de 40 filmes de 3 a 10 minutos foram selecionados de alunos e ex-alunos dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Entre os filmes inscritos, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com 18 filmes produzidos; o Instituto Federal de Brasília (IFB), com 11 filmes; e 7 produções do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Seminário de Educação Profissional e Tecnológica: Em tempo de discussões sobre o ensino médio, o seminário aborda a qualificação para o mundo do trabalho e a expansão da educação a distância. Profissionais de todo o país estarão no Centro de Convenções para debater e discutir questões no II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado; IV Fórum em EaD; Seminário do Mestrado Profissional de EPT (ProfEPT).

Fábrica de Ideias Inovadoras: apresenta mais de 30 protótipos de inovação criados pelos estudantes do IFB: Calçado carregador de bateria; Frozen Yogurt funcional de Kefir; Musaflor – geléia do umbigo da bananeira; Simulador de Audição; Móveis de Pallets; Móveis Digitais; e muitos outros.

Quer saber mais? Acesse o site do ConectaIF 2018 e organize a sua agenda: conectaif.ifb.edu.br