Página inicial > Reitoria > IFB apresenta propostas de parceria a movimentos sociais

IFB apresenta propostas de parceria a movimentos sociais

Criado: Quarta, 24 de Novembro de 2010, 19h14 | Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2010, 19h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2024

O reitor Aléssio Trindade apresentou nesta quarta-feira, 24, uma proposta inicial do IFB aos movimentos sociais do campo, para a efetivação de parcerias nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal (Fetradefe) e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) participaram do encontro.

O diálogo entre o Instituto e esses movimentos, para a realização de trabalhos conjuntos, começou em maio. Depois do primeiro contato, outras reuniões foram realizadas. Os trabalhadores apresentaram uma série de sugestões ao IFB. Coordenados pela Diretoria de Políticas para a Diversidade da Pró-reitoria de Extensão (Prex) os cinco campi analisaram as sugestões e apresentaram suas propostas nessa reunião.

Todos os representantes de movimentos mostraram-se satisfeitos com a resposta dada, pelo IFB, aos desafios apresentados pelas organizações dos trabalhadores. Para acompanhar a implantação das prospostas será criado o Fórum dos Movimentos do Campo e Instituto Federal de Brasília. Abaixo, as ações a serem implementadas.

Na extensão, foram apresentadas as seguintes propostas:

• Promoção e capacitação no âmbito da  agroecologia e da produção de sementes através de cursos de qualificação como forma de desenvolvimento.
  • Fomentar e promover Encontros, Seminários e Oficinas no âmbito da produção rural;
  • Convidar os movimentos / Organismos para tomar parte nos fóruns liderados pelo IFB  e ligados à educação;
  • Ofertar assistência técnica a produtores que buscam aprimorar seus produtos e formas de comercialização / gestão da produção;

• Para o ensino as propostas do IFB são:
  • Curso Superior Tecnológico em Agroecologia com ingresso através de ações afirmativas.
  • Curso Técnico no formato de Pedagogia da Alternância;
  • Curso de Licenciatura em ciências agrárias com ingresso através de ações afirmativas, e oferta nos moldes da legislação vigente , EAD.
  • Curso Técnico em vendas com ingresso através de ações afirmativas.

Na pesquisa o IFB propôs:

• Estudar a cadeia de produtos orgânicos no DF com a finalidade de levantar informações sobre: produção, produtividade, tecnologias, comercialização, custos de produção, formas organizativas e atores envolvidos;

• Estudar a dinâmica da agricultura no Distrito Federal e Entorno, tendo por base as informações do Censo Agropecuário de 2006, a fim de poder identificar os atores e as principais cadeias produtivas com as quais se relacionam;
  • Mapear redes e grupos agroecológicos e orgânicos no Distrito Federal e Entorno, que possibilite ampliar o conhecimento das experiências e propostas desenvolvidas e promover intercâmbios e troca de experiências;
  • Estímulo à cadeia de produção de  sementes orgânicas de hortaliças no DF e entorno.