Definido o nome da revista científica do IFB: "EIXO"
O IFB definiu está semana qual o título de sua revista científica. Todos os membros da Instituição puderam dar sugestões de nomes que foram votados por meio de uma enquete no Portal IFB. A proposta mais votada foi Eixo. De acordo com o professor Paulo Henrique Leão, um dos organizadores da revista, o nome remete ao caráter científico, através dos Eixos Tecnológicos. Ao mesmo tempo destaca a regionalidade brasiliense através dos Eixos da cidade.
Leão destaca que a missão da revista é estimular a produção científica, ultrapassando os limites do IFB, por meio da captação, impressão, distribuição e publicação eletrônica. Contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, o IFB quer - até 2014 - a Revista Eixo reconhecida como publicação de excelência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo é que, nessa data, o periódico alcance a qualificação B2 na tabela Qualis Capes.
A editora do IFB - que será a produtora da Revista Eixo - estabeleceu parâmetros do periódico a partir de uma pesquisa de mercado, analisando o resultado histórico de outras editoras. Com base nesses estudos, optou-se por iniciar a publicação aceitando trabalhos de todas as áreas do IFB. Posteriormente pretende-se especificar as publicações do Instituto por áreas.
Como publicar na Revista Eixo?
Um Conselho Editorial será o responsável pela seleção dos artigos científicos, ensaios, revisões bibliográficas e estudos de caso, para publicação na Revista. Qualquer pesquisador poderá submeter seus trabalhos ao Conselho, não havendo a necessidade de vínculo com o IFB. A entrega de material para análise poderá ser feita por meio do site da Eixo.
O IFB quer lançar a primeira edição, no máximo até julho de 2011. Entretanto, o professor Paulo Henrique Leão, enfatiza que o grupo trabalha para que esse lançamento ocorra antes dessa data. O periódico será semestral.
Confira o site da revista: revistaeixo.ifb.edu.br
Redes Sociais