Página inicial > Reitoria > 4º Festival de Curtas encerra-se com valorização dos Direitos Humanos

4º Festival de Curtas encerra-se com valorização dos Direitos Humanos

Criado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 18h53 | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 18h53 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 19h08 | Acessos: 1193

A festa começou antes do fim. Este foi o clima do penúltimo dia do ConectaIF 2018, Encontro Nacional de Educação Profissional, que acontece até sexta-feira, dia 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, promovido pelo Instituto Federal de Brasília – IFB.

A festa citada foi dos premiados na 4ª edição do Festival de Curta-Metragem do IFB, um dos eventos que aconteceram dentro do ConectaIF. Concorreram 24 filmes em 14 categorias. Mais de 800 pessoas deram sua contribuição para escolha no voto popular.

Para a Profª Patrícia Barcellos, coordenadora do Festival, um dos diferenciais desta edição foi a percepção de que algumas equipes conectavam-se a estudantes de vários campi. Os temas abordados por muitos, como o bullying, violência de gênero, diversidade sexual e o mundo do trabalho, demonstram a preocupação dos jovens com os Direitos Humanos. “O Festival conecta, valoriza as artes e também o lado pedagógico. Por isso este ano criamos a categoria especial Pesquisa Integrada, valorizando também a composição de conhecimentos”, destacou.

O Festival de Curtas também é um incentivo para que os estudantes do IFB avancem em qualidade técnica para participarem de outros festivais estudantis e universitários e usem a produção gerada nas salas de aula.

Confira os vencedores desta edição:

Júri Popular - “Ponto final”;
Melhor ficção - “Bière Du”;
Melhor documentário - “Elas Dirigem”;
Melhor Roteiro - “Rompendo Silêncios: Diálogos sobre a Mulher Negra”;
Melhor Fotografia - “Eu vi Martin Luther King”;
Melhor Edição - “A expressão do silêncio”;
Melhor Direção de Arte - “Frágil: A fraqueza das relações humanas”;
Melhor Direção de Som - “Acessurdo” (foto);
Melhor atriz coadjuvante - Carolina Batista, do filme “Cadeirante na faixa de pedestre”;
Melhor atriz - Vanessa Moura, do filme “Meu mundo interior”;
Melhor ator - Willian Costa, do filme “Sem sinal”;
Melhor ator coadjuvante - Natan Henrique, do filme “Bière Du”;
Especial de Pesquisa Integrada - “Sem sinal”;
Especial do Júri - “O que eu sei sobre solidão”.

Leia a sinopse dos filmes.