Página inicial > Reitoria > IFB conta com arte a história de uma década

IFB conta com arte a história de uma década

Criado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 15h11 | Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 15h11 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 15h13 | Acessos: 1768

O Instituto Federal de Brasília (IFB) ofereceu no ConectaIF 2018 uma mostra de todos os seus  campi no espaço expositivo “IFB 10 anos”. Passeando pelas letras do IFB, o público pôde trilhar por eixos tecnológicos dos mais de 40 diferentes cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, que são distribuídos pelas regiões administrativas do Distrito Federal.

A viagem deu-se pela data de fundação e autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC) para cada Unidade, começando por Planaltina, que levou para o espaço a exposição fotográfica e de sons “Do Micro ao Macro”, feita por estudantes e servidores que mostraram um pouco do universo da Escola-Fazenda.

Depois veio Taguatinga, que apostou na interação, indo do colorido do Vestuário à interação tecnológica com o público, por meio de uma máquina de automação, um computador exposto peça a peça (e funcionando) e outro equipamento de impressão 3D.

Já o Campus Brasília apostou na emoção ao apresentar vídeos de projetos de Dança e Eventos num cenário que remeteu a ícones da administração pública. O Campus Samambaia trouxe o lúdico e a riqueza das madeiras à criação de móveis, materiais e maquetes de edificações e vários projetos de Controle Ambiental.

O Gama trouxe uma instalação de Alimentos e objetos de seus laboratórios de Química. Riacho Fundo levou Hospitalidade, Lazer e Gastronomia. São Sebastião levou arte e muita beleza, com elementos que sensibilizaram ao remeter-se aos seus cursos e às questões ambientais.

Campus Estrutural apresentou um boneco feito de sucata, abordando as áreas de reciclagem, matemática e manutenção automotiva. Ceilândia levou um campo de robótica, fazendo alusão a cursos como a licenciatura em Espanhol e Segurança do Trabalho.

E o Recanto das Emas, caçula dos campi – inaugurado em fevereiro deste ano, levou uma interação de luz e imagens em referência à Produção de Áudio e Vídeo.

O Espaço “IFB 10 Anos” também recebeu outras três exposições – uma área dedicada aos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNEs, uma sala de vídeos com 14 depoimentos em audiovisual de alunos e egressos de sucesso do IFB e a exposição do concurso fotográfico “IFB 10 Anos: meu olhar, meu campus, nosso futuro”.

No encerramento dessa viagem, o público pôde levar fotos de lembrança dos 10 anos da Rede Federal, com uma produção instantânea em cabine fornecida pelo Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif).

Do lado de fora do Espaço IFB 10 Anos, os visitantes do ConectaIF também souberam um pouco mais dessa História e puderam brincar com desenhos de diferentes tipos de asas na representação do que a Educação Profissional pode oferecer.

A mostra geral foi apelidada de Labirinto, na ideia grega de trilhar muitos caminhos para se conhecer e ser mais feliz com as próprias escolhas.