Residência pedagógica tem preceptores definidos
O Instituto Federal de Brasília (IFB) divulgou, nesta quinta-feira (16/08), o resultado final dos preceptores do programa Residência Pedagógica, referente ao Edital nº 26/RIFB. Os preceptores são professores da educação básica do Governo do Distrito Federal e do IFB e supervisionarão as atividades desenvolvidas pelos residentes dos cursos de licenciatura do Instituto nas chamadas escolas-campo - escolas de educação básica indicadas para participar do Programa. As áreas que cumpriram os requisitos e foram contempladas são Biologia, Informática/Física, Espanhol, Português e Inglês.
O Programa vai beneficiar, a partir do dia 1º de setembro e até o final de 2019, 120 licenciandos que se encontram na segunda metade dos seus cursos. A imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Além do professor preceptor, os residentes contarão, também, com os docentes orientadores do IFB, responsáveis pelas áreas contempladas.
De acordo com a Portaria Capes nº 45/2018, cada preceptor terá direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00. O programa também concede bolsa aos discentes, coordenador institucional e docente orientador.
O Residência Pedagógica é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que compõe a Política Nacional de Formação de Professores. Tem por objetivo promover a formação continuada dos professores em exercício nas escolas-campo de forma a conduzir a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a relação entre a teoria e a prática.
Redes Sociais