Página inicial > Reitoria > IFB tem núcleo para alunos com necessidades específicas

IFB tem núcleo para alunos com necessidades específicas

Criado: Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 17h46 | Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 17h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3311

O Instituto Federal de Brasília (IFB) implantou em todos os seus campi os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne). O programa é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica  (Setec). O principal objetivo dos núcleos é dar instrumentos à Rede Federal de Educação Profissional para que essa possa ampliar a acessibilidade de pessoas que possuam necessidades educacionais específicas. Estudantes de todos os cursos do IFB devem ser atendidos.

De acordo com a coordenadora de projetos sociais do Instituto, Girlane Maria Ferreira, o Napne foi implantado no IFB a partir de uma solicitação do gabinete do reitor, que precisava de uma equipe para tratar das questões de acessibilidade. Segundo ela, a implantação do projeto ganhou mais força com o apoio da pró-reitora de Extensão Patrícia Barcelos.

De acordo com a coordenadora, o Napne é formado por uma comissão voluntária, composta por um um coordenador e seus membros. Atualmente, todos os Campi possuem o Napne. “O Campus Planaltina já tem alunos com necessidades educativas específicas (NEE) nos cursos, eles já estão sendo acompanhados pela a equipe do Napne.

Já nos outros Campi, o Napne está iniciando o trabalho. Enquanto os alunos com NEE não chegam, muitas ações estão sendo desenvolvidas pelas comissões, começando pela preparação da própria comissão, através de grupos de estudo, levantamento de recursos de acessibilidade para o campus, solicitação de materiais a instituições de educação especial e participação de eventos voltados às pessoas com deficiência”, conclui.