Página inicial > Reitoria > Encontro dá início ao programa Residência Pedagógica

Encontro dá início ao programa Residência Pedagógica

Criado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 15h26 | Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 15h26 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 15h26 | Acessos: 610

O Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Brasília (IFB) teve início neste sábado (1º), com um encontro que reuniu 120 pessoas, entre instrutores, estudantes e professores dos cursos contemplados. Realizado no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Brasília, o evento deu início à fase de capacitação dos participantes. “Foi um momento de troca de experiências e de aprendizagem sobre a realidade das escolas públicas do DF”, explicou a coordenadora institucional do programa no IFB, Mara Lúcia Castilho.

Os instrutores são professores da educação básica do Governo do Distrito Federal e do IFB. Eles irão supervisionar as atividades desenvolvidas pelos residentes dos cursos de licenciatura do Instituto nas chamadas escolas-campo, escolas de educação básica indicadas para participar do programa, que irá durar até dezembro de 2019. Os estudantes selecionados são das áreas Biologia, Informática/Física, Espanhol, Português e Inglês.

Imersão

O Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. O objetivo do projeto é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

A imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição formadora, no caso do IFB.