Página inicial > Reitoria > IFB poderá ofertar cursos FIC para egressos do sistema prisional

IFB poderá ofertar cursos FIC para egressos do sistema prisional

Criado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h29 | Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h29 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h56 | Acessos: 752

Com o objetivo de reinserir egressos do sistema prisional na sociedade e no mundo do trabalho, o Instituto Federal de Brasília (IFB) poderá ofertar, a partir do próximo ano, cursos de qualificação profissional voltados a esse público.

Nesta quinta-feira (6), no Campus Gama, o Ministério da Segurança Pública (MSP) apresentou o Projeto Alvorada, que já teve ação piloto em Campinas (IFSP), formando 19 pessoas, e que tem agora como meta se expandir para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A explanação foi feita aos gestores do IFB e servidores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

A coordenadora de Educação e Cultura do Departamento Penitenciário Nacional do MSP, Letícia Matos, explicou que os recursos do projeto contemplam a formação de turmas exclusivas com oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC), além de acompanhamento psicossocial, tutoria, noções de empreendedorismo, visitas técnicas e pagamento de bolsas para auxílio de transporte e alimentação.

“O ano seguinte ao cumprimento da pena é decisivo para resgatarmos estas pessoas. O projeto é um recomeço de vida, uma oportunidade. Ao concluir o curso a pessoa deixa de ser egressa do sistema prisional e passa a ser egressa da educação profissional”, afirmou Letícia. Ela sublinhou ainda a importância da superação de preconceitos, lembrando a experiência exitosa realizada no interior paulista.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, destacou a iniciativa que alia educação e trabalho e “tem papel decisivo no resgate da autoestima, na elevação de cidadania e na efetiva inclusão social e produtiva dos seus participantes”. Conciani pediu aos diretores-gerais que avaliem o projeto e a viabilidade de implantação em seus campi.