Página inicial > Reitoria > Acordo com IBRAM medirá qualidade do ar e alimentará cadastro ambiental rural

Acordo com IBRAM medirá qualidade do ar e alimentará cadastro ambiental rural

Criado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 08h45 | Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 08h45 | Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 08h45 | Acessos: 572

Acordo firmado entre o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) permitirá que estudantes do curso técnico em Controle Ambiental, ofertado pelo Campus Samambaia, ganhem experiência na área, contabilizem horas para estágio obrigatório e ainda sejam atores no desenvolvimento e o bem-estar da região. O termo de cooperação contempla duas ações distintas: o auxílio, por parte dos alunos, para os processos de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o monitoramento da qualidade do ar na Região Administrativa de Samambaia.

Imóveis rurais – O CAR foi criado pela Lei Federal 12.651/12, com o objetivo de reunir informações fundiárias e ambientais de todos os imóveis rurais do Brasil, como os limites, as áreas de preservação permanente, as remanescentes de vegetação nativa, reserva legal, dentre outras. A inclusão do maior número possível de imóveis rurais no cadastro, com a melhor informação disponível, é a primeira etapa na elaboração de uma Estratégia de Restauração e Conservação Ambiental em Imóveis Rurais por parte do Governo do Distrito Federal. O IBRAM estima em 18,5 mil imóveis rurais no DF.

Vários estudantes do campus participaram de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural e a legislação pertinente ao assunto. Eles também já apoiam, junto aos analistas do IBRAM, nas análises dos cadastros inscritos, sempre com a supervisão da docente na área de Geotecnologias do curso de Controle Ambiental. Outros alunos se somarão à iniciativa.

Monitoramento ambiental – Em relação à avaliação da qualidade do ar na região, o IBRAM instalará no Campus Samambaia duas estações de monitoramento. Semanalmente os alunos realizarão a amostragem da qualidade do ar, possibilitando a inserção deles em atividades de pesquisa e extensão. Até então, as turmas realizavam visitas técnicas a estações do IBRAM.

O Campus Samambaia foi escolhido por estar próximo às habitações da cidade e às Rodovias DF-075 e DF-060, além de ter como vizinho o Parque Boca da Mata, unidade de conservação de gestão do IBRAM, com grande incidência de queimadas no período de seca nos últimos anos.