Página inicial > Reitoria > Instituto Federal de Brasília expõe projetos da Fábrica de Idéias no Espaço Caixa Cultural

Criado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 10h18 | Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 10h18 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h38 | Acessos: 1082

No dia 2 de outubro, acontece o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, no átrio do espaço Caixa Cultural em Brasília. Na oportunidade serão apresentados 20 projetos da Fábrica de Idéias Inovadoras (Fabin), por professores e estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento é uma iniciativa do Impact Hub, do Instituto Sabin e da Anprotec com o objetivo de fomentar, educar e ampliar a visão do empreendedorismo de finanças sociais e de impacto na região Centro-Oeste.

Diferente de outra participações do IFB em eventos de produção científica, tanto nacional como local, nesta ocasião será um primeiro contato mais próximo com o ramo empreendedor brasilieiro. O evento é nacional e, formado pelo público de investidores, empreendedores, gestores de aceleradoras, incubadoras, fundações, organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores, formuladores de políticas públicas e outros atores relevantes para a construção do ecossistema favorável ao empreendedorismo e os investimentos com impacto socioambiental.

A frente da coordenação da atividade, o professor Luiz Fernando Viana, IFB Campus Gama, reflete que este momento representa um passo importante do IFB em direção ao mundo dos negócios. "A apresentação de alguns projetos do Fabin nesse evento tem um apelo forte na projeção dos negócios inovadores do Instituto. É um momento de despertar da instituição e, espero que aproveitemos da melhor forma possível essa experiência", contou.

Os projetos do Fabin serão expostos em dois turnos: das  9 h às 13h30 e das 13h30 às 18 horas. Entre alguns destaques na visitação da exposição estão:

Projeto Sustentátil: Com viés de acessibilidade sustentável, tem a proposta de oferecer o desenvolvimento de pisos cimentícios pela reciclagem de resíduos da construção e demolição. Produto carro chefe: pisos podo táteis.

Projeto CompactAR: Este projeto apresenta um amassador de latas pneumático, um equipamento conceitualmente simples e portátil. Tem a funcionalidade de oferecer aos agentes coletores de materiais recicláveis (catadores) uma maneira de reduzir a intensidade do trabalho físico

Projeto Materializando o Saber: A ideia é oferecer com o projeto instrumentos e tecnologias adequadas para o desenvolvimento da equidade para os alunos com deficiência. O equipamento produzido a partir deste projeto possibilita aos estudantes com deficiência visual estudarem os conteúdos que possuam gráficos e infográficos com maior autonomia, identificando cada uma das informações e conceitos apresentados em Braille, tendo como suporte a áudio descrição.

Projeto para o desenvolvimento de farinha nutritiva a partir do bagaço de malte da indústria cervejeira: A indústria cervejeira está em franco crescimento no mundo, em especial no Brasil, terceiro maior produtor mundial. Entretanto, o impacto ambiental gerado pela grande quantidade de resíduo gerado na produção de cerveja deve ser revisto. A proposta desse projeto é desenvolver uma farinha a partir do bagaço de malte da indústria cervejeira, gerando, assim, um produto altamente nutritivo e auxiliando na resolução dessa questão ambiental.

Projeto Contêiner social: Apresentação de um contêiner para recepção de donativos ou quaisquer outros materiais de modo ágil, que dispensa o trabalho voluntário.