Quer seguir a carreira de professor? O IFB responde como chegar lá
A busca por formação profissional na área de Licenciatura tem crescido no país, conforme dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2018, o que vem ao encontro da oferta de cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Hoje, são 11 opções em nove campi diferentes para formação de professores: Biologia, Dança, Física, Matemática, Química, entre outros. Por ano, a instituição oferece cerca de 600 novas vagas gratuitas para estudantes que querem atuar como professor.
A licenciatura vai ensinar os passos para planejar aulas, lidar com alunos e suas famílias, além de entender o sistema educacional brasileiro como um todo. No IFB, os estudantes realizam atividades práticas e, ainda durante o curso, partem para experiências em salas de aula, como os programas da Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - quando alunos recebem bolsas para atuar em escolas públicas de educação básica.
As inscrições para o curso abrem todo semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo é totalmente informatizado e usa a nota do Enem para classificar os candidatos - que não precisam fazer o vestibular tradicional. Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e não ter zerado na redação.
Quem já passou por aqui!
Miriã Lessa concluiu Licenciatura em Química no Campus Gama, em julho de 2016. No mês seguinte já começou a lecionar no Ensino Médio do Colégio Estadual Valparaíso (GO). Hoje, ela também leciona Química no Colégio Paloma em Santa Maria-DF. “Por ser de família de professores – minha mãe é professora – eu sempre tive afinidade com sala de aula e, por isso, escolhi um curso de licenciatura. No IFB, o curso foi bem voltado para formação de professores e nunca tive nada do que reclamar”.
Fernanda Leite cursou Licenciatura em Letras/Espanhol no Campus Ceilândia. Com o diploma conquistado em dezembro de 2017, ela atuou no Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia e hoje é professora no Centro Educacional 14 no Setor O. “Amo ensinar e vi nesse curso a realização de um ideal de profissão; sei que não é perfeito, mas mesmo assim amo demais o que faço. Tenho pelo IFB o maior respeito e admiração, pois foi lá que aprendi tudo que sei profissionalmente e mudei muito, pessoalmente falando. É minha segunda casa”.
A lei que criou os Institutos Federais determina que, no mínimo, 20% das vagas ofertadas pelas instituições contemplem cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica. A medida visa combater um deficit histórico de professores que atuam na educação profissional e, sobretudo, na educação básica, em disciplinas como Física, Química, Matemática e Biologia.
Cursos de Licenciatura oferecidos no IFB
Biologia – Campus Planaltina
Computação – Campus Taguatinga
Dança – Campus Brasília
Educação Profissional – Campus Samambaia
Física – Campus Taguatinga
Letras/Língua Espanhola – Campus Ceilândia
Letras/Língua Portuguesa – Campus São Sebastião
Letras/Inglês – Campus Riacho Fundo
Matemática – Campus Estrutural
Pedagogia – Campus São Sebastião
Química – Campus Gama
Redes Sociais