Página inicial > Reitoria > Valorização da educação desde a infância: projetos do IFB que estimulam o aprendizado infantil

Criado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 05h41 | Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 05h41 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 11h17 | Acessos: 1016

A educação começa na infância. Apesar de não fornecer cursos para crianças, o Instituto Federal de Brasília (IFB) atende ao público infantil de outras maneiras, a partir de projetos de extensão e práticas pedagógicas que incentivam o lazer infantil associado ao conhecimento. Em comemoração ao dia das crianças, conheça agora algumas das práticas do IFB que contemplam o aprendizado infantil.

LabKids

O projeto LabKids oferece educação tecnológica gratuita para crianças de 8 a 12 anos no Campus Taguatinga. Iniciativa de um grupo de estudos constituído por alunos e professores do curso de Licenciatura em Computação, com apoio de estudantes do curso de Licenciatura em Física, o programa oferece a crianças oficinas de temas variados do campo da tecnologia, como Robótica, Impressão 3D e Pensamento Computacional.

Os cursos oferecidos buscam desenvolver as habilidades cognitivas e sociais necessárias para o futuro profissional das crianças, independentemente da área de atuação que escolham, tais como: resolução de problemas, abstração, raciocínio lógico, colaboratividade, autonomia e criticidade. Os objetivos foram estimular o desenvolvimento de fundamentos do pensamento computacional, estimular o empoderamento tecnológico e oferecer conhecimento básico sobre prototipagem 3D para o público infantil.

Desde do início do projeto, em 2017, o LabKids já atendeu cerca de 500 crianças. Após o curso, a equipe do projeto organiza um coffebreak de encerramento, em que as crianças recebem certificados de participação. As atividades são realizadas regularmente aos sábados pela manhã, no laboratório de robótica do Campus Taguatinga. As próximas turmas estão previstas para terem início no fim do semestre.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Monitor Infantil

O Campus São Sebastião fornece curso rápido em gratuito em Monitor Infantil, para capacitar profissionais que queiram atuar em instituições de educação e de cuidado a criança.

Ofertado desde o 2º semestre de 2014, o curso tem carga horária de 200 horas e duração de 5 meses. As atividades teóricas do curso são intercaladas com projetos de extensão práticos, como a Ludoteca, laboratório de didática do campus. Utilizada também pelos cursos de Licenciatura, a Ludoteca é um espaço para realização de atividades pedagógicas com crianças da Educação infantil e do Ensino Fundamental e para fornecer cursos e atividades para o público externo.

Oficina para elaboração de Gorros

Em parceria com o grupo de trabalho voluntário Touquinhas da Alegria, alunos do Curso Técnico em Secretaria Escolar, do Campus São Sebastião, participaram de uma oficina de elaboração de gorrinhos para doação às crianças em tratamento no Hospital da Criança.

Os gorrinhos foram produzidos com temáticas infantis variadas, como super-heróis, princesas e personagens da Disney, para levar alegria e entusiasmo as crianças que estão em tratamento contra o câncer.

Além das atividades voltadas para o público infantil, o IFB também fornece aos estudantes a possibilidade de obter o Auxílio Criança, que custeia parte dos gastos com creche ou cuidador para os estudantes que sejam mães, pais ou responsáveis legais de crianças de até 12 e estejam em situação de vulnerabilidade social. O compromisso do IFB com a educação não se restringe apenas aos alunos da Instituição, mas a todos aqueles que possam ser beneficiados com os projetos do Instituto.