Página inicial > Reitoria > Comissão de Ética (COET)

Comissão de Ética (COET)

Criado: Terça, 25 de Janeiro de 2011, 16h04 | Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2011, 16h01 | Última atualização em Quarta, 12 de Março de 2014, 13h16 | Acessos: 5250

Código de Conduta Ética (ainda em fase de consulta pública)

Criada pela Portaria Nº 223 de 19 de outubro de 2009, a Comissão de Ética (Coet) do Instituto Federal de Brasília (IFB) tem como tarefa orientar e aconselhar os servidores do IFB sobre a ética profissional do servidor no trato com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente a legislação sobre atos suscetíveis de censura.

Compete à Comissão de Ética atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores do Instituto Federal de Brasília e aplicar o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Os trabalhos da Comissão devem ser desenvolvidos com celeridade e observância dos seguintes princípios:
I - Proteção à honra e à imagem da pessoa investigada;
II - Proteção à identidade do denunciante, se este assim o desejar; e
III - Independência e imparcialidade de seus membros na apuração dos fatos.

A COET pode ser acessada por meio de e-mail ou pessoalmente durante as reuniões ordinárias da comissão. Denúncias também podem ser protocoladas em cada Campus e encaminhadas em envelope lacrado à Comissão de Ética.

Contatos
Endereço: SEPN 504, Bloco A, 3º Andar – Ed. Ana Carolina – Brasília – DF. CEP: 70.730 – 521.

Legislação relacionada à Coet

Histórico
Em 22 de junho de 1994 foi aprovado o Decreto nº 1.171 aprovando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Por meio do Decreto nº 6.029 de 1º de fevereiro de 2007 foi instituído o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal, incentivando a criação de comissões de ética pelas instituições e autarquias públicas com o objetivo de promover os valores éticos no ambiente de trabalho e concorrer para a solução de conflitos.

No Instituto Federal de Brasília a Comissão de Ética (COET) foi estabelecida em 19 de outubro de 2009 por meio da Portaria nº 223 e regulamentada pela Portaria nº 120 de 23 de março de 2010 e Portaria nº 314 de 22 de junho de 2010. A COET é constituída por três membros titulares, dentre eles o seu presidente, tendo seus respectivos suplentes, que assumem as atividades da comissão na impossibilidade de comparecimento do titular. Conta, ainda, com a Secretaria Executiva, ligada diretamente ao gabinete do Reitor.

A COET deliberou e aprovou seu regimento interno em 11 de junho de 2010; Este documento norteia suas ações e deliberações. Esse regimento tem como base o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

A Comissão de Ética, no âmbito do Instituto Federal de Brasília, tem como competência o zelo pelo cumprimento do Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, aconselhar sobre a ética profissional no serviço público, apurar processos éticos e zelar pelo cumprimento dos princípios da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A COET reúne-se mensalmente, todas as quintas-feiras da segunda semana de cada mês, na sala de reunião da Reitoria, a fim de realizar deliberações e organizar seu plano de trabalho. Além das reuniões ordinárias, podem ser convocadas, a qualquer momento, reuniões extraordinárias a fim de tratar de assuntos urgentes.

Composição
A COET é composta por três membros titulares e três membros suplentes, além da Secretária Executiva ligada diretamente ao gabinete do Reitor. Atualmente, está organizada da seguinte forma:
William Neres de Araújo
Presidente (Portaria nº 223 de 19 de outubro de 2009)
Mandato de 3 anos
Início em: outubro de 2009                                         Término em: outubro de 2012

Luciano de Andrade Gomes
Suplente (Portaria nº 314 de 22 de junho de 2010)
Mandato de 3 anos
Início em: Junho de 2010                                         Término em: Junho de 2013

Joyce Silva dos Santos
Membro Titular (Portaria nº 314 de 22 de junho de 2010)