Página inicial > Reitoria > Estudantes do IFB destacam-se no 15º Congresso de Iniciação Científica do DF

Estudantes do IFB destacam-se no 15º Congresso de Iniciação Científica do DF

Criado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 13h26 | Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 13h26 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 13h00 | Acessos: 1150

Estudantes do Instituto Federal de Brasília se destacaram no 15º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.

A solenidade aconteceu na sexta, dia 26 de outubro, e contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes na apresentação de trabalhos de Iniciação Científica selecionados em todo o Distrito Federal.

A estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Campus São Sebastião, Maria Luíza Gonçalves Guimarães (foto), recebeu o 1º lugar do Prêmio Destaque entre todos os trabalhos de PIBIC-EMI por sua pesquisa com o tema “Erveiros e Raizeiros de São Sebastião: conhecimentos ancestrais no emprego de plantas medicinais exóticas e nativas do Cerrado”. Ela foi orientada pelo Prof. Robson Caldas De Oliveira.

Também estava na lista de Destaques do Ensino Médio, a estudante Sara Erminia Ferreira Leite, orientanda da Profa. Luciana Miyoko Massukado, que apresentou  a pesquisa “Análise dos projetos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos no Instituto Federal de Brasília (2010-2017).

Destaques

Além do EMI, estudantes de cursos técnicos e superiores do IFB foram agraciados como destaques no Congresso com as pesquisas:

“Desenvolvimento de kit de espectroscopia de baixo custo como suporte ao ensino de física moderna”, estudante Anderson Kennedy Da Silva Sousa, orientando do Prof. Tiago de Jesus e Castro;

“ A arte que revela a beleza matemática”, da estudante Bianca Luísa Dias de Sousa, orientanda da Profa. Rosana de Andrade;

“ A representação social de negros e das PAA em notícias da mídia on-line sobre candidato ao concurso do Itamaraty”, de Francisco Amorim, orientando da Profa. Mara Lúcia Castilho;

“Óleo essencial de cravo-da-índia e extrato etanólico de própolis como sanitizantes alternativos ao paraformaldeído para ovos incubáveis”, de Gabriel Da Silva Oliveira, orientando do Prof. Vinícius Machado Dos Santos.

Também receberam menções honrosas pelas pesquisas:

- “Chenopodium ambrosioides: produção do óleo essencial e identificação de alguns componentes químicos”, do aluno Pedro Henrique Marques Barboza, orientado pelo professor Marley Garcia Silva;

- “Análise da Abordagem Interdisciplinar em Livros Didáticos de Ciências Naturais do 7º ano do Ensino Fundamental”, estudante Priscila Alves Noronha, orientada pela professora Silvia Dias da Costa Fernandes;

- “Levantamento da variedade da merenda escolar servida em escolas da rede pública de Ensino Básico em São Sebastião/ DF e da origem dos insumos”, da estudante Tatiely da Silva Alves, orientada pela professora Laura Misk De Faria Brant; e

- “Fabricação de Cerveja Biofuncional Artesanal de Triticale”, do aluno Gabriel Alves Dos Santos, orientado pelo professor Marcelo De Faria Salviano.

Os trabalhos foram desenvolvidos no período compreendido entre agosto de 2017 e julho de 2018, no âmbito dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica do CNPq, da FAP DF e da contrapartida das instituições envolvidas, contemplando as seguintes modalidades de editais: Programa de Iniciação Científica (PIBIC); Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (PIBITI), Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM).