Página inicial > Reitoria > Dia Nacional do Livro é comemorado nesta segunda; veja como celebrar a leitura no IFB

Criado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 17h21 | Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 17h21 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 14h29 | Acessos: 794

O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta segunda-feira (29) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), como instituição que incentiva a leitura entre os servidores, alunos e comunidade externa, tem uma biblioteca aberta ao público externo e ainda uma editora própria que está doando livros para bibliotecas públicas do Distrito Federal e alunos de qualquer campus do instituto.

A Editora IFB, por exemplo, iniciou suas publicações em 2011, é ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do IFB e tem todas as suas publicações disponíveis para download, com acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Até hoje, já foram publicadas 15 revistas Eixo, com conteúdo multidisciplinar e caráter técnico-científico do IFB, e 60 arquivos entre cadernos de resumos e livros.

Além da distribuição gratuita do conhecimento científico no meio virtual, a editora também está doando essas obras, sem cobrança de custos, para dois públicos: bibliotecas públicas e alunos dos cursos técnicos, tecnológicos, licenciatura e pós-graduação do instituto. No caso do segmento discente, a solicitação está limitada a 3 exemplares por semestre. Saiba mais NESTE LINK.

Mas não é só isso. Todos os campi do IFB têm bibliotecas disponíveis, inclusive para consulta por parte da comunidade externa, caso do Campus Brasília. Além do serviço de empréstimo domiciliar, a biblioteca também auxilia os alunos em estudos e projetos acadêmicos por meio da disponibilização de orientação de acesso a bibliotecas virtuais, elaboração de ficha catalográfica e auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos. Acessando o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Brasília (SIABI, acesse AQUI), também é possível consultar o acervo de cada unidade.

Em âmbito nacional, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) órgão que orienta, respalda e dá suporte à rede federal de educação profissional e tecnológica está incentivando que os servidores do institutos federais indiquem um livro aos seus colegas de trabalho. A ideia é explicar por que indica o livro e emprestar ao colega que se interessar, além de aceitar a indicação do outro e devolver a obra ao finalizar a leitura.