Página inicial > Reitoria > Educação a Distância do IFB irá ofertar cursos de Licenciatura e Pós-Graduação no próximo ano

Criado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 19h09 | Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 19h09 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 10h07 | Acessos: 7344

Serão oferecidas mais de 700 vagas nos novos cursos a partir do 2º semestre de 2019

A Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília dará um importante passo no próximo ano. A partir do segundo semestre de 2019, a EaD irá ofertar cursos de Licenciatura e Pós-Graduação Latu Sensu pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Foram aprovadas 740 vagas no total para os cursos de Licenciatura em Letras-Inglês e em Matemática e para as Especializações em Gestão Pública e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes).

A novidade é resultado do trabalho de fortalecimento da Educação a Distância do IFB como ensino reconhecido e de qualidade. A diretora da EaD/IFB, Rute Bicalho, acredita que as ações para a execução da UAB no IFB ajudarão na consolidação da modalidade na instituição. "Esperamos que a inserção do IFB na UAB ajude a expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior no país e que essa parceria com a Capes seja um instrumento efetivo para a qualificação da educação, por meio da formação e valorização docente”, aposta.

O processo seletivo para ingresso e o quantitativo de vaga por polo nos novos cursos ainda serão definidos e divulgados posteriormente.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

O objetivo da UAB é formar profissionais, em especial docentes, em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, além de reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

A EaD no IFB

Atualmente, a Educação a Distância oferta 11 cursos nos 10 polos presentes nos campi IFB. São mais de 2,3 mil alunos matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada, subsequentes ao Ensino Médio, do sistema Rede e-Tec e dos programas Profuncionário e Mediotec.

Além disso, a EaD oferta formação para servidores do próprio IFB e está capacitando cerca de mil servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio de parceria firmada com o órgão.

Para saber mais sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), acesse: capes.gov.br/uab