Página inicial > Reitoria > Dois alunos do IFB são candidatos ao Parlamento Juvenil Mercosul; votação está aberta

Criado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 14h41 | Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 14h41 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 18h46 | Acessos: 1159

Ivanov Machado dos Santos e Sunamita Garcia Izdro, discentes do Instituto Federal de Brasília (IFB), são os mais novos candidatos do Distrito Federal ao Parlamento Juvenil Mercosul 2018/2020. Ambos passaram por uma seleção criteriosa e tiveram seus projetos selecionados entre os melhores do DF. No total, 4 candidatos por estado concorrem ao posto.

A votação vai de segunda (26) até sexta (30) e apenas estudantes do ensino médio com idade entre 14 e 18 anos de idade podem votar. O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma seleção de 27 jovens brasileiros que representarão o país no Mercosul de 2018 a 2020. Durante esse período, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento é produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados do Mercosul durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai, no 2º semestre de 2019.

Ivanov, aluno do curso de Informática do Campus Brasília, submeteu o projeto intitulado “Participação cidadão para o Brasil”, que tem como objetivo auxiliar os alunos de todo o DF em um maior rendimento em sala de aula. As áreas prioritárias do seu projeto envolvem Sociologia, Filosofia, História e Geografia. “A ideia é que eles possam me contatar via redes sociais e eu converse com o professor da disciplina que eles estão tendo dificuldades para que possamos montar um conteúdo personalizado e auxiliar no aprendizado de maneira mais efetiva”, explicou o aluno.

Já Sunamita é aluna do curso de Hospedagem do Campus Riacho Fundo e seu projeto está focado em voluntariado juvenil. Ela defende a importância do trabalho voluntário para o aperfeiçoamento profissional do acadêmico, especialmente dos que cursam o ensino médio. “É um trabalho muito enriquecedor, você troca experiências, tem contato com pessoas de várias culturas e ainda pode contribuir com a organização e realização do evento”, salientou. A proposta é trabalhar voluntariamente em eventos institucionais que promovam aprendizagem científica, cultural, tecnológica e de esportes em todo o DF. A discente explica ainda que, de acordo com seu projeto, os alunos também podem propor eventos ou ações voluntárias.

VOTE AQUI