Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB conquista primeiro lugar em ranking nacional de ensino entre os institutos federais do Brasil
Início do conteúdo da página

IFB conquista primeiro lugar em ranking nacional de ensino entre os institutos federais do Brasil

Criado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h58 | Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h58 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 14h09 | Acessos: 6204

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 18, o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). A nota do IGC varia de 1 a 5. O Instituto Federal de Brasília (IFB) conquistou o primeiro lugar entre todos os Institutos Federais, com nota 4 no IGC e com a melhor avaliação no IGC Contínuo, pontuando 3,3656. Além dele, outros institutos federais obtiveram nota 4.

"Diante do contexto estatístico oficial representado pelo INEP, estar entre os 18,9% mais bem avaliados representa um resultado excelente", afirmou a pesquisadora institucional do IFB, Jessiane Fontenele. O índice divulgado é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação, além de mestrado e doutorado. Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. Também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação (quando há programas stricto sensu). 

Além disso, o IFB se manteve na frente de seis universidades federais de capitais. No levantamento divulgado, foram considerados os cursos de Ciências Exatas. Licenciaturas e áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Pedagogia, Geografia e Sistema de Informação. 

Para saber mais detalhes, acesse o site do INEP.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página