IFB conquista primeiro lugar em ranking nacional de ensino entre os institutos federais do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 18, o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). A nota do IGC varia de 1 a 5. O Instituto Federal de Brasília (IFB) conquistou o primeiro lugar entre todos os Institutos Federais, com nota 4 no IGC e com a melhor avaliação no IGC Contínuo, pontuando 3,3656. Além dele, outros institutos federais obtiveram nota 4.
"Diante do contexto estatístico oficial representado pelo INEP, estar entre os 18,9% mais bem avaliados representa um resultado excelente", afirmou a pesquisadora institucional do IFB, Jessiane Fontenele. O índice divulgado é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação, além de mestrado e doutorado. Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. Também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação (quando há programas stricto sensu).
Além disso, o IFB se manteve na frente de seis universidades federais de capitais. No levantamento divulgado, foram considerados os cursos de Ciências Exatas. Licenciaturas e áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Pedagogia, Geografia e Sistema de Informação.
Para saber mais detalhes, acesse o site do INEP.
Redes Sociais