Sérgio França: IF's devem se integrar a seus territórios
“Institutos Federais que se articulem com a sociedade”. Esse ponto foi central na exposição do segundo palestrante a falar no 1º Encontro Pedagógico de 2011 no IFB. Sérgio França, professor do Instituto Federal do Rio Grande Norte, que atualmente trabalha na Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) colocou nos debates - da mesa redonda realizada pela manhã - os principais desafios que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica enfrenta para alcançar um ensino inclusivo.
O docente enumerou três desafios que, segundo ele, são os principais na busca por esse ensino inclusivo. França citou esses pontos: “o desafio dos institutos não é colocar 50 alunos dentro de uma sala de aula. São três, os principais desafios enfrentados: educação para inclusão e equidade, emancipação e cidadania e desenvolvimento sustentável.”
Contra o isolamento
Para França, a solução para se alcançar esses objetivos passa pela visão dos Institutos Federais como “rede” e não como unidades isoladas. Além da integração entre as escolas, ele disse ser essencial que essas instituições se integrem às suas comunidades. “Esses institutos devem ser articuladores com o seu território. Deve haver um diálogo para se ter um ensino de verdade. Compreender o seu território é fundamental”, argumentou.
O professor afirmou que a educação profissional está inclusa em um projeto de nação. Os tópicos desse projeto seriam: o aprofundamento dos processos de inclusão social, equidade e desenvolvimento sustentável em todo o território nacional, o aprofundamento da revolução educacional que consolide uma indústria brasileira do conhecimento, a erradicação da miséria e das desigualdades regionais para construção de uma sociedade justa e verdadeiramente inclusiva.
Todos esses objetivos e processos, segundo França, devem ser alcançados tendo em vista a integração e a ação dos Institutos nos territórios onde estão inclusos.
Mais notícias do 1º Encontro Pedagógico 2011
Encontro Pedagógico: Sielski defende Fundo da EPCT
IFB realiza 1º Encontro Pedagógico 2011 nesta sexta
Redes Sociais