IFB em parceria com MTur lançará em 2019 plano de qualificação de guias na Chapada dos Veadeiros
O Instituto Federal de Brasília (IFB) reuniu-se, na última semana, com a Secretaria de Qualificação e Promoção do Turismo/MTur para propor uma parceria de qualificação e formação técnica aos guias que atuam na Chapada dos Veadeiros. O projeto atende a uma reivindicação dos conselhos municipais de turismo de Alto Paraíso de Goiás e de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, que pleiteiam o curso de formação com prioridade para condutores que atuam sem certificação.
O curso ainda aguarda autorização do Ministério da Educação e será ministrado pelo IFB já no próximo semestre. Em reunião com técnicos do MTur, o reitor do IFB, Wilson Conciani, afirmou que deverá apresentar a proposta de ementa do curso em fevereiro de 2019. A região, bem próxima a Brasília, tem investido em infraestrutura e serviços para atender bem os visitantes. "É fundamental aprimorar a qualificação dos profissionais que recepcionam e conduzem os turistas aos atrativos da região", reforçou Wilson Conciani, reitor do IFB.
Recentemente, os serviços turísticos de atendimento aos visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram concedidos à iniciativa privada, e a demanda por visitação na região do entorno da unidade conservação deve ser ampliada já no próximo ano. Em média, os cursos técnicos de formação de guia de turismo possuem uma carga horária de 800 horas e são ofertados para maiores de 18 anos com pelo menos o nível médio de escolaridade.
Redes Sociais