Página inicial > Reitoria > Certificação do Ensino Médio pelo novo Enem

Certificação do Ensino Médio pelo novo Enem

Criado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2011, 12h46 | Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2011, 12h40 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 09h09 | Acessos: 4513

Depois de reformulado em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora agrega novas funcionalidades. Além de ser usado nos processos seletivos de instituições de ensino superior e de servir como critério de distribuição de bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Enem também possibilita que estudantes obtenham certificação no nível de conclusão do Ensino Médio.

Os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia são responsáveis pela certificação, por meio do acesso aos boletins de desempenho individual  divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os boletins não são válidos como documentos de certificação, eles somente atestam o grau de conhecimento do candidato no exame.

Para obter o certificado no Instituto Federal de Brasília (IFB), o estudante deverá atender à alguns requisitos. Ter no mínimo 18 anos completos até a data de realização da primeira prova, ter concluído o Ensino Fundamental, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem. Também deverá ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação e ter preenchido a solicitação de certificação no site, www.enem.inep.gov.br.

Para preencher o requerimento de certificação, o candidato já deve ter em mãos toda a documentação exigida. É preciso que o estudante apresente o documento original e uma cópia não autenticada de cada um, pois o próprio protocolo do IFB pode realizar a autenticação. No ato do requerimento, o candidato irá ser informado da previsão de entrega do certificado e também receberá um comprovante com o número de seu protocolo, para obter informações sobre o andamento de seu processo. Ele apenas irá retirar o certificado no campus escolhido na inscrição do Exame e com o comprovante em mãos.

Documentos exigidos

Boletim individual do Enem;
Certificado de conclusão do Ensino Fundamenta ou equivalente;
Histórico escolar do Ensino Fundamental ou equivalente;
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de identidade;
Certificado de reservista quando se trata de requerente do sexo masculino;
Comprovante de residência com CEP atualizado;
CPF;
Comprovante de quitação eleitoral;
01 foto 3x4

Endereço dos Campi e da reitoria do IFB

Reitoria: SGAN 610, Módulos D, E, F e G, Brasília/DF, CEP 70860-100, Fone/Fax: +55 (61) 2103-2154

Campus Brasília: SEPN 511,  Asa Norte, Brasília/DF. Fone (61) 2103-2154.

Campus Gama: Praça II, Setor Central - antiga Biblioteca Pública, em frente à rodoviária. Gama/DF. Fone (61) 2103-2154.

Campus Planaltina: Rodovia DF-128, Km 21, Zona Rural, Planaltina/DF. Fone (61) 3905-5400.

Campus Samambaia: SEST/SENAT - Quadra 420, Conjunto B, Lote 01, Subcentro Leste, Complexo de Furnas. Samambaia/DF. Fone (61) 3458-9223.

Campus Taguatinga: C12, bloco F, lotes 1 e 2 – atrás do Banco do Brasil. Taguatinga Centro, Taguatinga/DF. Fone (61) 2103-2200.