Página inicial > Reitoria > Informações da Rede Federal podem ser acessadas no Portal de Serviços do Governo Federal

Criado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h39 | Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h39 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 14h03 | Acessos: 956

As informações relativas aos serviços ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pelo Colégio Pedro II e pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) passam, a partir desta terça-feira 12/2, a ser disponibilizados no Portal de Serviços do Governo Federal.

Na cerimônia que oficializou a publicação dos dados, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “Trazer transparência tem sido uma das preocupações da Rede Federal. E saber que podemos ter informações como essas disponibilizadas pelo Portal vai facilitar a vida de muita gente. Este é o desejo do Conif, de levar a educação, a educação profissional que transforma para mais brasileiros”, disse.

Com a inclusão de um total de 964 serviços de 104 instituições ligadas ao Ministério da Educação (MEC), o Portal, criado em 2016, passa a disponibilizar mais de 2,8 mil serviços para os cidadãos. Segundo a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a parcela da população que recorre a serviços públicos leva, em média, 47 dias para receber o retorno de suas solicitações.

De acordo com o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, a agenda de digitalização dos serviços que estava parada até há pouco tempo tomou outro rumo com o lançamento gradativo dos dados integrados da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Agências Reguladoras, sendo finalizada, neste momento, com a base de informações da área educacional.

“Esse processo de digitalização de serviços é um caminho sem volta. Além de agregar valor, representa condição de sobrevivência de muitas das nossas organizações. A digitalização também colocará os órgãos públicos no mesmo passo em que os cidadãos se encontram. São 120 milhões de brasileiros que acessam a internet regularmente. Esse é um movimento importante que deve ser abraçado por todos nós”, declarou.

A solenidade, realizada no Campus Jardim da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), antiga sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, contou com a presença da presidente da Enap, Aline Soares, do secretário adjunto da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, e do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif. Foto: Clésio Rocha/ME