Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Informações da Rede Federal podem ser acessadas no Portal de Serviços do Governo Federal
Início do conteúdo da página

Informações da Rede Federal podem ser acessadas no Portal de Serviços do Governo Federal

Criado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h39 | Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h39 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 14h03 | Acessos: 975

As informações relativas aos serviços ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pelo Colégio Pedro II e pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) passam, a partir desta terça-feira 12/2, a ser disponibilizados no Portal de Serviços do Governo Federal.

Na cerimônia que oficializou a publicação dos dados, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “Trazer transparência tem sido uma das preocupações da Rede Federal. E saber que podemos ter informações como essas disponibilizadas pelo Portal vai facilitar a vida de muita gente. Este é o desejo do Conif, de levar a educação, a educação profissional que transforma para mais brasileiros”, disse.

Com a inclusão de um total de 964 serviços de 104 instituições ligadas ao Ministério da Educação (MEC), o Portal, criado em 2016, passa a disponibilizar mais de 2,8 mil serviços para os cidadãos. Segundo a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a parcela da população que recorre a serviços públicos leva, em média, 47 dias para receber o retorno de suas solicitações. 

De acordo com o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, a agenda de digitalização dos serviços que estava parada até há pouco tempo tomou outro rumo com o lançamento gradativo dos dados integrados da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Agências Reguladoras, sendo finalizada, neste momento, com a base de informações da área educacional.

“Esse processo de digitalização de serviços é um caminho sem volta. Além de agregar valor, representa condição de sobrevivência de muitas das nossas organizações. A digitalização também colocará os órgãos públicos no mesmo passo em que os cidadãos se encontram. São 120 milhões de brasileiros que acessam a internet regularmente. Esse é um movimento importante que deve ser abraçado por todos nós”, declarou.

A solenidade, realizada no Campus Jardim da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), antiga sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, contou com a presença da presidente da Enap, Aline Soares, do secretário adjunto da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, e do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif. Foto: Clésio Rocha/ME

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página