Página inicial > Reitoria > Estudantes do IFB começam intercâmbio em Portugal

Estudantes do IFB começam intercâmbio em Portugal

Criado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h26 | Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h26 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h01 | Acessos: 2158

Nove estudantes de graduação do Instituto Federal de Brasília (IFB) já estão em Portugal para realizarem intercâmbio acadêmico de um semestre no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Os intercambistas foram selecionados via edital. Todos desenvolveram um plano de estudos individual, conforme a área dos seus cursos, e estudarão na instituição portuguesa até 15 de julho.

“A experiência de estudar no exterior e ter contato com outros idiomas, culturas, políticas públicas e paisagens é incrível. Isso irá impactar não somente em minha vida acadêmica como também em toda minha história de vida”, destacou Samuel Dias, que cursa Licenciatura em Biologia no Campus Planaltina. Para Nayara Cristina da Silva, que faz Licenciatura em Letras/Língua Espanhola no Campus Ceilândia, “a vivência no exterior proporciona instigações, o anelo por descobrir novos saberes, transferir e adquirir conhecimentos oriundos de outrem”.

Além de Samuel e Nayara, também estão em Bragança para o intercâmbio Matheus dos Santos, que cursa Tecnologia em Sistemas para Internet (Campus Brasília);  Pedro Barboza, Licenciatura em Química (Gama); Matheus Quadros, Licenciatura em Matemática (Estrutural); Isac da Silva, Licenciatura em Biologia (Planaltina); Vitor Hugo da Costa, Licenciatura Letras/Inglês (Riacho Fundo); Elizângela Cardoso, Licenciatura em Letras/Português (São Sebastião); e Iran de Souza, Tecnologia em Automação Industrial (Taguatinga). Eles receberam auxílio do IFB de R$ 14 mil para custeio de passagens, hospedagem, transporte interno, seguro-viagem e alimentação.

A assessora de Relações Internacionais do IFB, Edna Carvalho de Azevedo, acompanhou os estudantes e está em negociação com o instituto português para a realização de outras edições do projeto. Segundo o reitor Wilson Conciani, o objetivo é ampliar cada vez mais a internacionalização do IFB, “abrindo uma nova janela de oportunidades para estudantes e servidores, com troca de experiências, novas vivências e aprendizado”.

Parceria O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de Bragança, região de Trás-os-Montes, Nordeste de Portugal. O IPB conta com sete mil estudantes e oferta cursos nas áreas de Educação, Agrária, Tecnologia e Gestão, Comunicação, Administração, Turismo e Saúde.