Conif e Capes discutem inclusão de professores da Rede em editais para Estados Unidos e Canadá
Nesta terça-feira, 19/2, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na reunião com a coordenadora-geral de Formação de Docentes da Educação Básica, Izabel Pessoa, e a coordenadora de Apoio à Formação e Capacitação de Professores, Lorena Damasceno, ambas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de participação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos Editais nº 3 e nº 4 da Capes, que tratam, respectivamente, dos Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica, no Canadá, e de Língua Inglesa, nos Estados Unidos, direcionados a docentes das redes estadual, municipal e distrital.
Conciani declarou-se surpreso com a exclusão, visto que os docentes da Rede já vinham participando de editais da Coordenação. “Neste momento, acredito ser pertinente saber se há possibilidade de rever a decisão e, caso não seja possível, nos articularmos com a Capes no que diz respeito à elaboração de outros documentos nesses formatos”, disse.
Da parte da Capes, Izabel Pessoa explicou que, apesar de os editais não poderem ser revistos, vai levar a demanda do Conif ao diretor do órgão. Ela elogiou a Rede Federal pelo importante trabalho de interiorização da educação no Brasil e categorizou que “não há óbice em relação ao aperfeiçoamento dos profissionais responsáveis pela educação profissional e tecnológica, sendo prioritária, a partir de agora, a inclusão desses docentes em futuros editais”.
Um documento será enviado pelo Conif à Capes para formalizar o objetivo do Conselho em participar ativamente da construção de outros editais.
Também participaram da reunião a coordenadora e o vice-coordenador do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Juliana Pacheco (IFTM) e Flávio Rocha (IFMS), além da assessora de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista.
*Informações do Portal Conif
Redes Sociais