Página inicial > Reitoria > Capoeira no IFB: Venha se apropriar dessa experiência!

Capoeira no IFB: Venha se apropriar dessa experiência!

Criado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 11h54 | Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 11h54 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 09h18 | Acessos: 5319
Quem nunca viu uma Roda de Capoeira? Agora no IFB, essa atividade faz parte de uma programação em duas unidades: Campus Brasília e Campus Recanto das Emas. A  oportunidade que oferta 100 vagas em uma proposta inédita que envolve o tripé pesquisa, ensino e extensão –  conta com aulas de capoeira, grupos de estudo e atividades de extensão com a comunidade. O conteúdo programático envolve os fundamentos da capoeira, oficina de confecção de instrumentos musicais e oficinas temáticas sobre a capoeira e temas transversais. As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio e as aulas inaugurais aconteceram nos dias 18 e 20 de fevereiro, nos respectivos campi.

"Todos estão convidados a participar deste projeto-piloto no IFB. Sou pesquisador da área e meu objetivo é proporcionar, além do bem-estar ao praticante, a ampliação do sentimento de cidadania. Espero que as pessoas possam vivenciar o sentimento de aculturação afro-brasileira em um ambiente institucional de aprendizado. Nosso país tem uma matriz africana muito forte; precisamos trabalhar essas linhas de pertencimento", explica o coordenador e professor do curso, Felipe do Couto Torres.

No total são 100 vagas,  50 vagas para a turma do Campus Brasília e 50 para o Campus Recanto das Emas, com carga horária de 100 horas. O curso é totalmente gratuito e destinado aos estudantes do IFB e à comunidade externa, a partir dos 14 anos. As inscrições vão até o dia 17 de maio. As aulas acontecem duas vezes por semana, e para as duas turmas ofertadas também serão formadas listas de espera. Clique aqui e preencha seus dados. Serão oito meses de duração do curso com possibilidade de prorrogação de mais quatro meses.

Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado para compreender as noções básicas da capoeira, como a ginga, esquivas, golpes, movimentos acrobáticos, músicas e instrumentos na capoeira, o jogo, a roda de capoeira; respeitar a relação mestre-discípulo; e entender o que é ancestralidade. Também deverá ser capaz de interagir no espaço da capoeira: jogar a capoeira, tocar instrumentos, cantar músicas, ter uma noção crítica da realidade, identificar os principais estilos de capoeira existentes, incorporar valores sociais, culturais e éticos no seu dia a dia, além de constituir sua identidade como um praticante que pertence a uma comunidade cultural em seu território.

Projeto Capoeira no IFBOBJETIVOS
 Ensinar a prática da capoeira em aulas regulares. Constituir um grupo de estudos em temáticas da capoeira abarcando perspectivas interdisciplinares. Realizar oficinas diversas como confecção de instrumentos musicais da capoeira e propiciar formação pedagógica para capoeira. Realizar uma semana temática, seminário anual sobre a capoeira e tratar de temas transversais.  Propiciar condições para o fortalecimento identitário da cultura afro-brasileira. Contribuir para o processo de formação de cidadania.