Página inicial > Reitoria > Parceria entre campi do IFB forma profissionais para construção de cisternas

Parceria entre campi do IFB forma profissionais para construção de cisternas

Criado: Quinta, 07 de Março de 2019, 09h11 | Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 09h11 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 17h30 | Acessos: 883

Uma parceria entre os campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) em São Sebastião e Planaltina, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/DF), possibilitou a capacitação e certificação de 40 estudantes no curso “Pedreiro: Tecnologias Alternativas em Ferro, Solo e Cimento”. A formatura ocorreu na sexta-feira (1º) e contou com a inauguração da cisterna construída pelos próprios alunos no prédio da Agroecologia do Campus Planaltina.

O curso ensinou os profissionais a construírem cisternas destinadas à reserva de água para a segurança hídrica de propriedades rurais em períodos de seca. As aulas também abordaram o uso sustentável de água da chuva em edificações rurais e urbanas.

A professora Paula Petracco, docente do Campus Planaltina, destacou a importância da parceria intercampi em prol dos estudantes e servidores. “Muitos deles acabam ingressando, posteriormente, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada no IFB”, contou. O acordo de cooperação com o Senar já teve como consequência quatro capacitações em áreas distintas. Os recursos são oriundos do projeto de extensão “Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas”, desenvolvido no Campus São Sebastião.

O reitor Wilson Conciani defendeu que a integração desse tipo de trabalho em vários campi e instituições deve ser expandido para todo o IFB. “É sempre uma alegria entregar diplomas de certificação para um público tão diverso e numa área tão sensível para o futuro sustentável do planeta”, afirmou.