Página inicial > Reitoria > Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, resgata espaços de leitura disponíveis no IFB

Criado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h59 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h59 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 08h43 | Acessos: 772

O Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça-feira, 12 de março, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) é uma instituição pública e gratuita que incentiva a leitura entre seus servidores e alunos, além da comunidade externa. O IFB hoje possui uma biblioteca aberta ao público externo, situada no Campus Brasília, e ainda uma editora própria que está doando livros para bibliotecas públicas do Distrito Federal e alunos de qualquer campus do instituto.

A coordenadora-geral de Biblioteca do Campus Brasília, Mariela Carvalho, é servidora do IFB há 11 anos e, a partir do seu trabalho contínuo de estruturação e integração das bibliotecas do instituto,  pontua que os alunos devem se apropriar da biblioteca, em sua opinião 'um espaço democrático do saber'. "A biblioteca é muito além de um espaço de leitura e empréstimo de livros, é um espaço de interação social e cultural", afirmou.

O Dia do Bibliotecário, celebrado nesta quarta, faz refletir ainda em relação aos desafios da profissão nos dias atuais. "A profissão requer bastante dinamismo, sendo fundamental que o bibliotecário acompanhe os avanços tecnológicos no sentido de ofertar serviços e produtos que atendam às necessidades dos usuários. Estamos na era da informação e a atuação do bibliotecário é essencial no processo de disponibilizar fontes de informações confiáveis. O bibliotecário precisa estar inserido no contexto das novas tecnologias de modo a fomentar o acesso a objetos educacionais que estão disponíveis em plataformas online", disse a servidora.

Estimulando a leitura entre alunos e servidores: o que temos no IFB?

Editora IFB iniciou suas publicações em 2011, é ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do IFB e tem todas as suas publicações disponíveis para download, com acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Até 2018, foram publicadas 17 revistas Eixo, com conteúdo multidisciplinar e caráter técnico-científico do IFB, e mais de 60 arquivos entre cadernos de resumos e livros.

Além da distribuição gratuita do conhecimento científico no meio virtual, a editora também está doando essas obras, sem cobrança de custos, para dois públicos: bibliotecas públicas e alunos dos cursos técnicos, tecnológicos, licenciatura e pós-graduação do instituto. No caso do segmento discente, a solicitação está limitada a 3 exemplares por semestre. Saiba mais NESTE LINK.

Mas não é só isso. Todos os campi do IFB têm bibliotecas disponíveis, inclusive para consulta por parte da comunidade externa, caso do Campus Brasília. Além do serviço de empréstimo domiciliar, a biblioteca também auxilia os alunos em estudos e projetos acadêmicos por meio da disponibilização de orientação de acesso a bibliotecas virtuais, elaboração de ficha catalográfica e auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos. Acessando o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Brasília – SIABI (AQUI), também é possível consultar o acervo de cada unidade, e no YouTube é possível conferir vídeos produzidos pela Biblioteca para auxiliar o usuário.

Em âmbito nacional, Mariela Carvalho ressalta ainda a importância de acesso ao Portal Periódico Capes. O Portal existe desde 2001, inicialmente com cerca de 1500 periódicos acessíveis para a comunidade interessada em pesquisa e ensino. Atualmente, o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo, facilitando o acesso à informação científica, promovendo acesso a conhecimento atualizado, democratizando o acesso à informação, além de ampliar a possibilidade de reconhecimento internacional e ainda o acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados em cada área.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O Portal conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Você pode acessar AQUI.