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Curso de extensão apresenta novidades em construção pedagógica para inclusão social

Criado: Sexta, 29 de Março de 2019, 09h58 | Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 09h03 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 16h04 | Acessos: 1393

 A Coordenação de Políticas Inclusivas do Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – projeto COAMAR/CA/UFSC – realizaram  a oficina de  "Construção de materiais adaptados para estudantes com deficiência". A programação foi desenvolvida de 25 a 29 de março, com carga horária de 20 horas, em uma turma de 25 participantes, no espaço da biblioteca do Campus Brasília. Com uma proposta atual em Educação Inclusiva, a formação ofereceu subsídios para que os participantes pudessem compreender melhor estudantes com deficiência e, assim, desenvolver materiais mais adequados a várias situações.

A proposta de extensão, com o intuito de ressignificar o ensino diante dos desafios diários encontrados em sala de aula, trouxe informações relevantes e pertinentes sobre questões relacionadas a inclusão social. Por meio da eliminação de barreiras pedagógicas e comunicativas, os participantes – servidores e profissionais de Educação Básica do IFB – puderam organizar, adaptar e criar novos materiais e recursos pedagógicos voltados para estudantes com diferentes especificidades, como limitações visuais, auditivas, transtorno do espectro autista e ainda altas habilidades, como a superdotação. O escopo da oficina ainda pretende promover o processo de acessibilidade de estudantes e aumentar a frequência de uso de matérias adaptados em sala de aula.

"O objetivo também é compartilhar o projeto com professores da rede federal e da rede pública do DF para que possam ter possibilidades de adaptação e construção de materiais para jovens e adultos com necessidades especiais e deficiências. A turma participou de forma bastante entusiasmada e expressiva – cada participante produziu um material adaptado. Ainda será possível criar um e-book para divulgar o trabalho de autores e multiplicar os resultados. Estamos à disposição para retornar ao IFB e agradecemos muito o convite da Alessandra Fonseca, coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do IFB", afirmou Helen Denise Daneres Lemosprofessora e responsável pelo projeto. 

Vivências, diálogos sobre inclusão e resultados

Durante os dias de curso, entre os resultados alcançados em troca de experiências, discussões e conhecimentos, também foram concluídas as produções de alguns produtos educativos e jogos pedagógicos. Entre eles estão a "Agenda de Organização escolar", das servidoras Zélia Fernandes e Deborah Buckey; o jogo "Diversão em cores, formatos e posições", da estudante Lo-Ruama; o "Dominó Vegetal ", da professora Silvia Dias da Costa Fernandes; a "Tifa Linha Soma 15", de Áurea Sousa Oliveira; e até um "Glossário de Turismo", de Sthefani Wanzeller da Silva. 

 Interativos, de fácil manuseio e dinâmicos, os jogos têm a característica de serem versáteis e atenderem à diversidade de público que hoje as escolas recebem em sala. Podem ser criados conforme as necessidades dos professores e, inclusive, terem características da interdisciplinaridade e das multitarefas. Já com a oficina, os professores ampliam a gama de habilidades para atuarem com estudantes que possuem diferentes especificidades, até mesmo para construírem juntos o conceito de educação inclusiva ainda em discussão.

 

Quem participou contou-nos um pouquinho da experiência

Silvia Dias da Costa Fernandes, professora de Biologia do Campus Planaltina, considerou que a possibilidade de fazer o curso foi muito importante. "Geralmente encontramos materiais adaptados para os cegos ou para os surdos. Com esta oficina, percebemos que  podemos adaptar o mesmo material e acessar uma diversidade de alunos. Esta oficina abriu as portas para conhecermos a inclusão social de uma maneira muito mais ampla. Este tipo de parceria com outros Institutos, como no caso de Santa Catarina, só vai melhorar o nosso trabalho e atendimento a todos os estudantes", declarou, animada. 

Já a terapeuta ocupacional da UnB Lo-Ruama Mendes dos Reis Santos, também estudante de Licenciatura em Educação Profissional no Campus Samambaia, parabenizou a iniciativa do Instituto. "Sensacional estar aqui para aprender mais e reciclar informações sobre as demandas na área de inclusão social. Percebi a importância de entender às limitações, à diversidade e à característica de cada aluno – de forma que a Educação possa ser algo realmente significativo em sua vida. Na verdade, não existem pessoas com deficiência. A sociedade é que não está atualizada para atender às necessidades e especificidades das pessoas", comentou.

Jose de Arimateia  Anselmo, estudante do Campus Samambaia, teve uma visão ampliada com a experiência no curso. "O universo da educação inclusiva me interessa muito; quero voltar e fazer novas atividades nesse sentido. Acho que é uma alternativa de mercado para o profissional docente e recomendo aos colegas participarem das próximas oportunidades".

A Oficina

 Objetivo Geral 

  • Capacitar profissionais para fazer adaptações de materiais e recursos pedagógicos.

Objetivos Específicos 

  • Organizar, adaptar e criar materiais e recursos pedagógicos adaptados para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. 
  • Agilizar o acesso e aumentar a frequência de uso de matérias adaptados em sala de aula.

Público alvo

  • Servidores do IFB e Docente da Educação Básica

Equipe de docentes

Helen Denise Daneres Lemos – Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), graduada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora do Instituto Federal de Brasília em Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Ciriane Jane Casagrande da Silva  – Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2009) e em Ciência da Saúde Humana pela Universidade do Contestado (2004), graduada em Pedagogia pelo Instituto Cotemar (2013) e em Educação Física pela Universidade de Passo fundo (1986).

 Eloísa Barcellos de Lima – Doutora em Epistemologia e História da Ciência pela Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina (2016) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1984).

Nedi Von Früauf Abreu  – Especializada em Atendimento Educacional Especializado pelo Portal Faculdades (2011) e em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho (2010), graduada em Pedagogia Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006).

Fernanda Albertina Garcia  – Mestra em Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).

Simone De Mamann Ferreira  – Doutoranda em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (em andamento), mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), graduada em Pedagogia (Segunda Licenciatura) pela Faculdade Educacional da Lapa (2018) e em Educação Especial – Habilitação Def. Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

 

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