Página inicial > Reitoria > Coordenadores de NAPNE discutem programação do IncluIF 2019

Coordenadores de NAPNE discutem programação do IncluIF 2019

Criado: Terça, 09 de Abril de 2019, 11h21 | Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 11h21 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 15h13 | Acessos: 725

Estiveram reunidos na última quarta-feira (03), na Pró-Reitoria de Extensão da instituição, os coordenadores e os membros dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) e os servidores da Coordenação de Políticas Inclusivas (CPIN) do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A reunião teve como pauta o planejamento das ações dos NAPNEs para 2019 que contribuem para melhorar o atendimento aos estudantes, como, por exemplo, o planejamento de atividades com instituições parceiras: Associação Centro de Treinamento em Educação Física Especial (CETEFE), o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), a Associação Movimento para a Inclusão (MOVIN) e o Centro 18 de Maio/GDF.

Também foi discutida, na reunião, a organização de eventos com temática inclusiva, tais como o IncluIF edição 2019. O IncluIF está em sua 3ª edição e congrega o 8º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, o 4ª Seminário Nacional sobre Autismo, o 9ª Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidade Específica do IFB e o IV Encontro de Tradutores e Intérpretes do IFB. No IncluIF2019 serão debatidos os mais diversos temas com o foco na inclusão. O evento conta com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de comunicações orais e posters.

“Esse evento possibilitará a integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais de áreas correlatas, favorecendo a troca de experiências e o acesso a novas pesquisas e práticas docentes, o que acarreta substancial melhoria no atendimento educacional ofertado e no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias na área de Educação Inclusiva”, ressaltou a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra do Carmo.

Na reunião, os participantes discutiram o planejamento do IncluIF2019 e das apresentações  culturais realizadas por grupos com pessoas com deficiência. Esses eventos acontecerão dentro das atividades do ConectaIF 2019,  no período de 26 a 30 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrinha. Foram sugeridas ainda palestras e parcerias para o evento, assim como ações a serem realizadas de forma pontual e discussão de problemas observados pela equipe. O próximo encontro acontece no dia 17 de abril, às 14h.