Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB e GDF devem firmar parceria para formar trabalhadores
Início do conteúdo da página

IFB e GDF devem firmar parceria para formar trabalhadores

Criado: Quinta, 17 de Março de 2011, 17h35 | Publicado: Quinta, 17 de Março de 2011, 17h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2165

O IFB e a Secretaria de Trabalho do Governo do Distrito Federal  (GDF) devem firmar parceria para a capacitação e formação de trabalhadores. Em reunião nessa quarta-feira, 16, o reitor substituto do IFB, Wilson Conciani, e o secretário de Trabalho do GDF, Glauco Rojas, decidiram criar uma comissão que vai estabelecer as bases da parceria.

De acordo com o assessor especial do Gabinete do Reitor, Francisco Póvoas, um dos objetivos desse acordo é preparar os trabalhadores brasilienses para os grandes eventos que ocorrerão em Brasília e no Brasil como a Copa do Mundo, Copa da Confederações e Olimpíadas.

Apesar de ter esses grandes eventos com um dos objetivos, o reitor substituto enfatizou que essas pessoas que forem capacitadas devem ser preparadas para permanecer trabalhando em suas comunidades após os encontros esportivos. Ele ressaltou que o IFB atua não apenas na qualificação profissional, mas essencialmente na formação de cidadãos.

Vagas e desemprego
No encontro dessa quarta-feira, Glauco Rojas apresentou dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que apontam um fato curioso no DF, há vagas sobrando e trabalhadores desempregados. A explicação para esse fato, seria a falta de qualificação dos desempregados.

As áreas mais afetadas pela falta de mão de obra qualificada são a de serviços e da construção civil.  Esses pontos provavelmente serão os atendidos pelo IFB. As regiões com maiores problemas no DF, apontadas pela Secretária do Trabalho, seriam Paranoá, Brazlândia e Samambaia. Outras cidades, não citadas, também podem ter problemas relacionados à qualificação.

O diretor geral do Campus Gama, Marcelo Leite, que – assim como os diretores dos cinco campi do IFB – também participou da reunião, solicitou a Rojas que disponibilize todos os dados das pesquisas do Dieese de forma que o IFB se prepare para atender a essa demanda.

Na quinta-feira, 24, o grupo de trabalho do Instituto e do GDF devem reunir-se para tratar da minuta do acordo entre as duas instituições. Capacitação nas áreas de Hospitalidade e Lazer, Turismo, Eventos, Gastronomia e Alimentos devem ser os focos principais do acordo .

Essa é a segunda reunião entre a direção do IFB e o secretariado do GDF, já houve encontro com a secretária de Educação, Regina Vinhaes Gracindo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página