Página inicial > Reitoria > Projeto de Intercâmbio no IFB recebe novos estudantes do Suriname

Projeto de Intercâmbio no IFB recebe novos estudantes do Suriname

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 08h12 | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 08h12 | Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2019, 10h10 | Acessos: 998

Compartilhar conhecimento é uma das ações do projeto de Intercâmbio do Instituto Federal de Brasília (IFB) e, mais uma etapa desse caminho segue seu fluxo. O Instituto Federal de Brasília em cooperação técnica com a Escola Politécnica do Suriname (PTC) recebe, este mês, quatro estudantes do programa de Mestrado em Engenharia em Materiais e Fabricação.

Wilson Conciani, Reitor do IFB, e Robby  Holband, Diretor da Escola Politécnica do Suriname, estiveram no encontro que aconteceu ontem, dia 13.05, no Campus Brasília, assinando  o adendo ao memorando vigente entre as duas instituições. Na ocasião foram definidas as especificações sobre o funcionamento de intercâmbio entre estudantes e servidores. "É importante destacar o valor dessa iniciativa para integrar a Ciência e a Tecnologia entre os países da América do Sul e, assim ampliar as oportunidades entre os povos", reforçou Conciani.

"A parceria entre o IFB e o PTC é muito especial para nós. A razão para isso é que nossos estudantes encontram aqui, um espaço onde há possibilidades de fazer diferente, e desenvolver  práticas onde realmente as coisas acontecem. Esta cooperação é mais do que uma atividade de extensão entre estudantes, esperamos que seja possível não apenas dividir experiências, mas pesquisas e publicações científicas. Acredito que faramos isso juntos e, os estudantes do Brasil são muito bem vindos ao Suriname", declarou Robby  Holband, Diretor da Escola Politécnica do Suriname (PTC).

Aswin Jhinksa, Dwivgh Emannel, Edwin Sormandirja e Santosh Chotkan são os estudantes de Mestrado e profissionais da área de Engenharia do Suriname, que estarão nos campi do IFB nas próximas semanas. "É minha primeira vez no Brasil e a vinda ao Instituto me traz uma boa expectativa. Acredito que será possível conhecer algumas técnicas que possam ser aplicadas em nossas atividades no Suriname", disse o engenheiro Aswin Jhinksa, recebido pelo Instituto.

O mestrando Edwin Sormandirja considera esse tipo de vivência enriquecedora para sua área de conhecimento. "Vamos conhecer as propostas em Engenharia e reaproveitamento de materiais desenvolvidas pelo Brasil. Então o tempo será muito valioso, embora curto - já que as atividades de extensão incluem apenas duas semanas", afirma.

"É mais um importante passo para as duas instituições. Anteriormente, já recepcionamos estudantes graduandos por um ano letivo e, agora o programa foi ampliado com a vinda de estudantes do mestrado para orientação internacional", explica Edna Carvalho de Azevedo, Assessora de Relações Internacionais do IFB.

Parceria que acontece desde 2016 entre o IFB e o PTC, teve como experiência a estadia de estudantes graduandos do Suriname em 2018 pelo período de um ano letivo. Para o grupo atual de mestrandos - formados em Engenharia Civil e Mecânica, a estadia de estudos no Brasil se resumirá em duas semanas bem intensas. Como a programação é mais curta, professores das unidades de Taguatinga e de Samambaia se dedicarão em apresentar técnicas e práticas desenvolvidas nas áreas de Edificações, Movelaria e Mecânica. Entre as atividades estarão rodas de conversas, palestras, aulas técnicas, bate-papos e mini seminários.

Visão dos professores do IFB

Envolvidos em toda a programação e propostas feitas pelo Instituto Federal de Brasília à Escola Politécnica do Suriname, o Campus Samambaia e o Campus Taguatinga serão os principais espaços de troca dessa vivência cultural e científica. Considerando suas experiências, alguns professores destacaram aqui o que os estudantes e profissionais do Suriname podem esperar nas duas próximas semanas sobre o tema Material e Fabricação, na área de Engenharia.

"No ano passado, acompanhei os estudantes da graduação do curso de Engenharia durante os dez meses ao IFB e, agora o trabalho será realizado em tempo mais curto - por isso, nossa ideia é apresentar a temática de forma mais concisa e focada. As expectativas nessa relação são sempre muito positivas - há um diálogo sobre a cultura, as diversidades, as linhas de pesquisas e as novas tecnologias que tem sido aplicadas em ambos os países", explica Larissa Aguiar, professora do curso de Edificações do IFB Campus Samambaia.

"Vamos apresentar em Samambaia os projetos desenvolvidos na área da movelaria, os resultados na reutilização de materiais como madeira e paletes; os processos para o reaproveitamento de materiais e até o uso da pintura hidrográfica. Algo um pouco mais dinâmico e leve para trazer a prática a esta experiência", conta a professora Paula Dornelles, do curso de Movelaria do Campus Samambaia, animada com as possibilidades.

"Queremos atender a demanda de conhecimento desse grupo de estudantes e profissionais do Suriname. Em um bate papo, eles me trouxeram a necessidade de conhecer soluções simples e de baixo custo que possam ser aplicadas de forma imediata aos trabalhos de engenharia desenvolvidos no Suriname. Por aqui, vamos apresentar estudos em energia eólica, projetos sustentáveis e até processos de fabricação de máquinas industriais", detalha com entusiamo, Pablo Josué da Silva, professor da área de Mecânica do IFB Campus Taguatinga.