Página inicial > Reitoria > Bibliotecas do IFB sempre abertas para você: Faça sua carteirinha!

Bibliotecas do IFB sempre abertas para você: Faça sua carteirinha!

Criado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 10h19 | Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 10h19 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h07 | Acessos: 1122

Atualmente, cada um dos dez campi do IFB oferece bibliotecas atualizadas e de livre acesso para consulta, inclusive pela comunidade externa. Além do serviço de empréstimo domiciliar, a biblioteca também auxilia os alunos em estudos e projetos acadêmicos por meio da disponibilização de orientação de acesso a bibliotecas virtuais, elaboração de ficha catalográfica e auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos.

As bibliotecas do IFB são predominantemente técnicas universitárias e compostas de material multidisciplinar específico para cada curso, em formatos digital e impresso. Porém, de acordo com o projeto de promoção da leitura, os estudantes também encontrarão livros de ficção, romances, religiosos, históricos e autoajuda, além de inúmeros outros assuntos. Já os computadores, localizados nos espaços de usuários das Bibliotecas, são destinados exclusivamente à realização de trabalhos escolares, pesquisas acadêmicas e científicas em bases de dados.

Para fazer a sua carteirinha, compareça à biblioteca levando documento de identificação, como RG, CNH ou carteira de estudante e comprovante de matrícula atualizado. O cadastro é atualizado a cada dois anos, para estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, lembrando que a documentação poderá variar conforme as necessidades de cada uma das unidades.

Sistema de bibliotecas do IFB: Navegue pelo SIABI

Para pesquisar o acervo das bibliotecas do Instituto Federal de Brasília, é possível também visitar o Sistema SIABI por AQUI e conferir no YouTube os vídeos em formato de tutoriais produzidos para auxiliar o usuário em suas pesquisas.

Entre outras facilidades, pelo sistema é possível fazer reserva do livro de interesse ou mesmo renovar seu empréstimo, seguindo os passos a seguir:

clicar na “Área do Usuário”;

digitar sua identificação (número de matrícula), senha da biblioteca e clicar em “OK”;

pesquisar o item desejado (Caso o item esteja emprestado, favor clicar em “Solicitar reserva”);

acompanhar sua reserva pelo Portal (Quando a reserva estiver disponível, o sistema também enviará um e-mail de alerta como cortesia).