Página inicial > Reitoria > Reitoria do IFB realiza o primeiro Dia do Gênero

Reitoria do IFB realiza o primeiro Dia do Gênero

Criado: Quinta, 24 de Março de 2011, 14h12 | Publicado: Quinta, 24 de Março de 2011, 14h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1814

O IFB realiza nesta quinta-feira, 24, o Dia do Gênero com suas servidoras e servidores. O encontro faz parte da política de ações da Pró-Reitoria de Extensão (Prex) e pretende conversar sobre os gêneros com todos da comunidade IFB. Pretende-se colocar em pauta para discussões no Instituto não apenas a situação da mulher, mas também de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais (LGBT), negros e outros grupos que possam sofrer discriminação. Pela manhã o foco foi o público feminino.

Servidora em oficina de maquiagem pela manhãSegundo a professora Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira, a ideia é que esses encontros se estendam e sejam realizados uma vez por mês nos Campi. “É importante que as Pró-reitorias se juntem, para levar esses questionamentos aos alunos, assim esses ensinamentos poderão tomar proporções geométricas, pois o estudante levará esse conhecimento para seus amigos e para dentro de casa, o seu meio”, afirma Fernanda.

Pela manhã o encontro levou, às mulheres do IFB, oficinas como as de maquiagem, onde elas aprenderam técnicas do uso e manejo correto da prática e as tonalidades certas para cada tipo de pele. Também foi ensinado às “alunas” as técnicas da Dança do Ventre. Músicas tradicionais árabes embalaram a aula, tornando o ambiente mais descontraído. No encerramento das atividades na parte da manhã, foram sorteados acessórios femininos e maquiagens.

A assistente administração da Reitoria Gizelli Feudhaus conta que o dia foi importante para a troca de conhecimentos e para criar um outro tipo de  consciência. “O encontro permitiu a integração entre as mulheres, a troca de experiência, além de elevar a autoestima também”.

Na parte da tarde estavam previstas palestras e debates, que põem em questão os conceitos de discriminação, a importância de se criar novas consciências nos servidores, para que assim, chegue até os alunos.