Página inicial > Reitoria > Oficina de lançamento do projeto "Mulheres Mil" no dia 29

Oficina de lançamento do projeto "Mulheres Mil" no dia 29

Criado: Quinta, 24 de Março de 2011, 16h54 | Publicado: Quinta, 24 de Março de 2011, 16h47 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2226

Na terça-feira, 29, ocorre a primeira oficina de lançamento do projeto “Mulheres Mil” no IFB. O encontro será realizado no Campus Taguatinga, às 14h, e contará com a presença de representantes de todos os pró-reitores, diretores de campi, coordenadores de ensino e servidores do Campus Taguatinga. O objetivo do encontro é institucionalizar o programa no IFB.

Conheça o projeto

O projeto “Mulheres Mil” pretende elevar a escolaridade, ofertar qualificação profissional e contribuir para a inserção de mulheres jovens e adultas no mercado de trabalho. O principal público deste projeto são mulheres que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Criado por meio de uma parceira feita entre a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses e o Brasil, por Intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/RE), o “Mulheres Mil” já atingiu 12 Institutos Federais: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Nestes estados, os Institutos Federais (Ifs) tiveram, além da colaboração de parceiros governamentais e não governamentais, a participação dos professores, servidores e voluntários dos Ifs, todos eles, acolheram as alunas e ministraram aulas.

O projeto está em processo de expansão e procura fortalecer as pontes criadas entre comunidades, institutos e sociedade. Para o Brasil, um fator importante é que os 13 Ifs desenvolveram uma metodologia de acesso, permanência e êxito para mulheres que hoje pode ser expandida para as demais instituições e aplicadas para as diversas comunidades e públicos que precisam do acesso à educação profissional. A propagação dessa metodologia contará com o Centro de Referência do Mulheres Mil, que ficará instalado em Brasília, para acompanhar todo processo de expansão.