Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Sede em Taguatinga: Programa vai formar 40 mil mulheres até 2014
Início do conteúdo da página

Sede em Taguatinga: Programa vai formar 40 mil mulheres até 2014

Criado: Terça, 29 de Março de 2011, 17h23 | Publicado: Terça, 29 de Março de 2011, 17h20 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3621

A diretora de Articulação de Projetos Especiais da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Patrícia Barcelos, anunciou nesta terça-feira, 29, que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pretende formar, até 2014, 40 mil mulheres em todo o Brasil por meio do programa Mulheres Mil. A informação foi dada no encontro de apresentação desse projeto no Campus Taguatinga do IFB.

Patrícia Barcelos expondo os dados do Mulheres MilPatrícia explicou que devem ser criados 100 núcleos por ano e que, cada unidade vai capacitar 100 mulheres. Cada Campus terá sua linha de atuação. Com essas ações a Rede Federal de Educação espera romper com um ciclo de violência, de que muitas mulheres são vítimas, melhorar a autoestima, resgatar direitos e garantir a essas mulheres, atendidas pelo programa, a possibilidade de adquirir uma fonte de rendimento, formação e estar em treinamento.

Centro de Referência em Taguatinga
A partir desse ano  as ações do programa Mulheres Mil passam a contar com um Centro de Referência Nacional que está em implantação na atual sede do Campus Avançado do IFB em Taguatinga. Nesse Centro, administrado pelo IFB, serão treinados os gestores responsáveis pela implementação das novas unidades que devem se espalhar pelo País.

O alcance do programa não vai restringir-se apenas ao Brasil, mas terá alcance internacional com parcerias com países de Língua Portuguesa, como Moçambique. Já são parceiros a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI); o Niagara College, do Canadá; o Sistema S e o MEC. Projetos pilotos do Programa Mulheres Mil, já implantados nas regiões norte e nordeste, mostram resultados positivos.

O reitor substituto do IFB, Wilson Conciani, ressaltou a satisfação do Instituto Federal de Brasília em receber o convite para ser sede do Centro de Referência Nacional. Ele afirmou que este espaço servirá para a troca de experiências e articulação entre as pessoas envolvidas nas questões de gênero, empregabilidade e ambiente. Para Conciani, as unidades do Mulheres Mil espalhadas pelo País serão pontos aos quais as pessoas em estado de pobreza poderão recorrer e receber apoio, orientação e qualificação profissional.

Abaixo estão disponíveis todas as informações apresentadas por Patrícia Barcelo, aos gestores do IFB e parceiros do Mulheres Mil nesta terça-feira no auditório do Campus Taguatinga.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página