Página inicial > Reitoria > Estudantes do IFB vão participar das atividades do Crianças Hackers na Campus Party Brasília

Criado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 11h08 | Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 11h08 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h04 | Acessos: 943

A primeira experiência do projeto “Crianças Hackers” terá a participação dos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) na Campus Party Brasília 2019. O evento acontece de 19 a 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e a programação do Instituto será aberta ao público visitante, de forma gratuita, durante todos os dias.

O programa faz parte das iniciativas do LabKids e envolve habilidades socioemocionais, criatividade e personalização do aprendizado. As oficinas pretendem estimular as potencialidades das crianças que serão campuseiros do amanhã desenvolvedores de conteúdo do futuro. Entre as temáticas estão Lógica de programaçãoInternet das Coisas IOT, uma visão para a construção de cidades inteligentes; e Realidade Virtual, familiarização com o ambiente virtual.

Os estudantes do IFB vão ministrar palestras no espaço Crianças Hackers oficinas sobre Blockchain e Segurança da Informação. A programação envolve as unidades do Campus Brasília, Campus Ceilândia e Campus Taguatinga, onde os cursos técnicos e as graduações de Sistemas de Informação e Computação são ofertadas. A metodologia da área de Tecnologia do IFB envolve práticas de trabalho, tendências do setor e soluções criativas para o futuro.

Confira a programação na CPBsb 2019

(Des)Programando – Oficina de jogos de tabuleiro, que permite que cada criança aprenda os conceitos iniciais de computação de forma divertida e prática por meio dos jogos autorais Flag e Loop. Ambos trabalham etapas importantes para desenvolver um programa. Entre elas está a lógica de programação, e para um programador isso é indispensável, pois em seu cotidiano ele tem de lidar com problemas complexos que exigem concentração e razão lógica. Afinal, um erro pode gerar muitas consequências. Assim, a lógica computacional proporciona às pessoas meios para analisarem e identificarem processos incorretos de raciocínio e para corrigi-los em tempo de execução para aumentar a capacidade dos jogadores e para solucionar e identificar problemas.

Primeiros passos em Realidade Virtual – A oficina propõe a montagem de um Óculos VR (Cardboard) e o desenvolvimento de um aplicativo para Android que utiliza Realidade Virtual usando as tecnologias Unity 3D e Google Cardboard. Esta oficina é voltada para crianças que desejam iniciar-se no desenvolvimento com Realidade Virtual e Unity 3D.

Internet das Coisas (IOT): Presente ou futuro – A oficina vai proporcionar às crianças um contato direto com os problemas urbanos ou não que precisam ser solucionados para que o futuro tenha um cenário melhor do que o que temos hoje. As crianças terão oportunidade de refletir sobre como querem que sua cidade seja no futuro, sobre quais problemas precisam ser solucionados e sobre a viabilidade de cada solução, respeitando os direitos Humanos e as leis vigentes.

Blockchain– A oficina vai apresentar conceitos por trás do Blockchain e familiaridades. É a tecnologia que dá vida ao Bitcoin e a outras criptomoedas.

Criptografia e mensagens secretas – A oficina vai descrever como são realizados envios de mensagens secretas, colocando as crianças no lugar de um “espião”. Serão ensinadas metodologias de codificação de mensagens secretas e a transmissão para outras pessoas, sem que  haja a possiblidade de vazamento dos planos informados.