Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB realiza aula inaugural de Libras para servidores da Secretaria de Saúde do DF
Início do conteúdo da página

IFB realiza aula inaugural de Libras para servidores da Secretaria de Saúde do DF

Criado: Terça, 18 de Junho de 2019, 11h12 | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 11h12 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 16h44 | Acessos: 1056

Hoje, 18 de junho (terça-feira), foi realizada aula inaugural de Libras para a primeira turma de servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A atividade faz parte da parceria entre a Secretaria e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília (IFB), assinada no último mês de maio. Cerca de 33 servidores, que estão participando de treinamento para o atendimento em Libras, estarão preparados para atender à demanda inicial da rede pública de saúde do DF.  Recentemente, o Governo do Distrito Federal sancionou lei que assegura ao cidadão ser atendido por profissionais aptos a se comunicar em Libras nas unidades e nos órgãos da rede pública de saúde. 

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o reitor do IFB, Wilson Conciani; a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas da Secretaria de Saúde, Diluana Oliveira; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida; o gerente de Educação, Ysday Custódio; a diretora-geral do Campus Brasília, Patrícia Albuquerque; a pró-reitora de Cultura, Cristiane Salgado; e a coordenadora de Políticas Inclusivas, Alessandra Fonseca. "A divulgação dos cursos está sendo realizada pela diretoria de forma dirigida por nossos canais de comunicação interna. Nossa intenção é selecionar profissionais que hoje atuam diretamente com a área de atendimento. Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois efetivamente será possível  trabalhar a inclusão social com um atendimento humanizado", explica  Diluana Oliveira, diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas da Secretaria de Saúde de Brasília. 

A programação do curso vai se estender ao longo do próximo semestre. Serão três meses de treinamento com carga horária de 60 horas para essa primeira turma. Em sequência, serão formadas novas turmas no IFB Campus Brasília e no IFB Campus Gama.  Serão turmas de nível básico e nível intermediário, ambas com 30 vagas, com inscrições realizadas diretamente na Secretaria de Saúde. As aulas dessa primeira turma serão realizadas às terças-feiras, das 9h às 12h, no mezanino da biblioteca do IFB Campus Brasília.

A comunidade acadêmica do IFB está bem envolvida com o projeto e plano de ensino proposto. A equipe de docentes é representada por quatro professores de Libras , composta por Leandro Alves, Campus Taguatinga; Valdilene Chaves, Campus Planaltina; Rosenir Nunes, Campus Recanto das Emas; e Bárbara Velasco, Campus Gama. Também estão trabalhando nas atividades, como monitores, estudantes do IFB – é o caso de  Joice Soares e Amância Carvalho, ambas do Campus Brasília.  "A ideia é criar multiplicadores dos conteúdos ministrados em Libras, em todo o Distrito Federal. Hoje, os primeiros servidores são das áreas de atendimento hospitalar do Hmib, das Upas, UPs e também do Samu", disse Alessandra do Carmo Fonseca, coordenadora de Politicas Inclusivas. 

É a primeira vez no Distrito Federal que esse tipo de treinamento, voltado para grupos específicos na área de Saúde, é realizado. A medida vem atender à Lei n° 6.300/19, válida para o atendimento em hospitais, hemocentros, farmácias, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página