Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estudantes do IFB são destaque na Hackathon do Zé Gotinha e nas oficinas voltadas para crianças
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB são destaque na Hackathon do Zé Gotinha e nas oficinas voltadas para crianças

Criado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 12h40 | Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 12h40 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 11h42 | Acessos: 1270

A terceira edição da Campus Party Brasília chegou ao fim, e o balanço foi extremamente positivo para os estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), representados pelos campi Brasília, Taguatinga e Ceilândia. A programação envolveu atividades tecnológicas e temáticas, como Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker e Educação e Empreendedorismo do mundo. O balanço da organização do evento também reforça o resultado do evento – mais de 350 horas de atividades, 300 palestrantes, 200 palestras e 110 workshops, ostentando grandes resultados de participação e engajamento: 9 mil campuseiros, sendo 3 mil acampados, e mais de 100 mil pessoas presentes na Open Campus – o espaço gratuito do evento – nos seus cinco dias de funcionamento.  

Entre os destaques, para os estudantes do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Brasília foi a premiação do Hackaton Desafio Zé Gotinha; a participação no Canoa Future; e o projeto LabKids na monitoria das atividades das oficinas do Crianças Hackers, realizados na Arena onde ocorreram as maratonas de conhecimento com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade. 

Hackathon Desafio Zé Gotinha – A primeira colocada foi a MetaData, equipe formada pelos estudantes do IFB/Campus Brasilia: Bruno Morais, Leandro Silva, Marília Suzart, Samuel Ferreira e Thiago Aquino. A equipe destacou-se ao desenvolver uma plataforma web para ajudar o controle de áreas de vacinação, incluindo a visualização das crianças de até 1 ano de idade não vacinadas – o sistema permite a ampliação para outras faixas etárias. “Também desenvolvemos um aplicativo para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde, cadastrando a vacina em tempo real. O app escaneia a carteira de identidade e o rótulo da vacina para poder confirmar a informação sem precisar digitar todos os dados”, explicou a idealizadora do projeto, Marília Suzart. 

Foram premiadas três soluções inovadoras para fortalecer a vigilância em saúde e realizados cinco desafios: Hackathon Desafio Zé Gotinha, parceria com o Ministério da Saúde focada no fortalecimento da vigilância e aumento da cobertura vacinal; Hackathon Aprender Bem, focado em criar soluções para a promoção de Metodologias Ativas para Educação; e Hackathon Tempo de Ação, que teve três temas: Inclusão & Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência. Na equipe do IFB estiveram participando quatro alunos do curso de Sistemas para Internet, estudantes do IFB/Campus Brasília e uma do IF de Minas Gerais, também da equipe.

Para a professora Cristiane Bonfim, que acompanhou as equipes nesta edição e nas anteriores, o resultado é reflexo do bom desempenho do curso. "Podemos considerar que a formação desses alunos do quarto e quinto períodos do curso de Sistemas para Internet, ofertado no Campus Brasília, tem de fato atendido à demanda do mercado. Estamos no caminho certo quanto às práticas da instituição e do conteúdo acadêmico apresentado", comemora.

Oficinas Crianças Hackers – Envolvidos na programação infantil, os estudantes de Computação do IFB/Campus Taguatinga ofereceram inúmeras atividades, como nos workshops do espaço Crianças Hackers, estreia na #CPBSB3, cujo propósito foi estimular a sensação do que é ser um profissional do futuro, com ensino da tecnologia de qualidade. A oportunidade foi importante para a consolidação do projeto LabKids, pioneiro na cidade sobre a temática tecnológica infanto-juvenil. Também foi usada a metodologia para apresentar o universo maker e novos projetos tecnológicos de robótica. 

A professora Veruska Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto com os alunos, destacou o trabalho com oficinas. "A proposta característica da oficina é 'pôr a mão na massa', o que é de suma importância para o aprendizado dos participantes, bem como para a formação dos professores regentes", contou.

Em relação às dinâmicas das oficinas, vale ressaltar que houve uma alternância e variação na oferta: muitas foram executadas com as características típicas e outras nem tanto. Nesse processo, foi fundamental considerar o tempo de curta duração das oficinas e a adequação ao público destinado.

 Parabéns a todos os professores do IFB e à comunidade acadêmica envolvida!

O que eles tem a dizer sobre a #cpbsb3

"A experiência como oficineiro me proporcionou aprendizados, desafios e dificuldades a serem vencidas. Vale ressaltar que o espaço Crianças Hackers, tendo como responsável na execução o nosso projeto LabKids, foi extremamente desafiador e, ao mesmo tempo, inovador. No geral, foi realizado um excelente trabalho por parte de todos os envolvidos"  (Jailson da Silva Brito, Licenciando em Computação, Campus Taguatinga).

"Nunca tive uma experiência tão divertida e grandiosa na minha vida; foi incrível contar com a participação de cada um na equipe e dedicar cada minuto para propor uma solução inovadora na área de saúde. O hackathon do Zé Gotinha com certeza foi uma experiência engrandecedora para mim" (Thiago Aquino Costa, Sistemas para Internet, Campus Brasília).

"Um momento de inovação que proporcionou muito conhecimento e que me mostrou o poder que uma equipe unida e competente tem para resolver problemas sociais" (Bruno Morais Neves de Castro, Sistemas para Internet, Campus Brasília).

"A experiência vivida foi de muita amizade e de realização de práticas em soluções tecnológicas" (Samuel Ferreira Lopes,  Sistemas para Internet, Campus Brasília).

Próximas edições:

Campus Party NATAL 2 – Natal foi anunciada como a próxima cidade-sede, no período de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções. 

Campus Party Goiânia – Goiânia receberá o evento pela primeira vez, no período de 4 a 8 de setembro, no Shopping Passeio das Águas.

Campus Party Maricá – A primeira edição da Campus Party no Estado do Rio de Janeiro será de 18 a 20 de outubro, na Esporte Clube Maricá.

Campus Party Transire Amazônia – Manaus sediará em março de 2020, na Arena Amazônia, a primeira edição da Campus Party feita exclusivamente com capital privado. 

Campus Party Brasília 4 – A quarta edição da Campus Party Brasília também já tem data confirmada. A próxima edição brasiliense ocorrerá entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página