Página inicial > Reitoria > IFB capacita 21 gestores para o Projeto Mulheres Mil

IFB capacita 21 gestores para o Projeto Mulheres Mil

Criado: Terça, 19 de Abril de 2011, 12h08 | Publicado: Terça, 19 de Abril de 2011, 12h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2126

Começou  no dia 11 e vai até o dia 29, no Campus Taguatinga, as “Oficinas de Formação de Formadores” do Centro de Referência do projeto “Mulheres Mil” que terá sua sede nacional no IFB de Taguatinga. De acordo com a  pró-reitora de Extensão, Salete Moreira, os cinco campi do Instituto em Brasília estão presentes nos cursos.

Cada uma das escolas da Rede Federal no DF escolheu seus representantes para participarem do evento. Estes servidores serão os responsáveis por implantar, no IFB, o Mulheres Mil. “No momento, 21 gestores participam da formação. Estes, já estão preparados para formar a comunidade da sua região”, explica Salete.

Vários temas já foram estudados, entre eles: Sistema de acesso – Estrutura e Serviços, Elaboração do Plano de Acesso ao Instituto Federal, Metodologia de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (ARAP) e Produção Técnica Referente.

Ainda de acordo com Salete, o próximo passo a ser tomado é de investigação, para conhecer melhor as mulheres que serão beneficiadas .“Vamos fazer entrevistas com cada uma delas, para conhecer suas necessidades. Faremos a sensibilização”.

As oficinas não estão sendo oferecidas de forma contínua, portanto, mesmo começando no dia 11 e tendo previsão para ir até o dia 29, as datas específicas dos cursos estão sendo informadas aos participantes.

Fique por dentro do projeto
O “Mulheres Mil” tem como principal objetivo elevar a escolaridade, ofertar qualificação profissional e contribuir para a inserção de mulheres jovens e adultas no mercado de trabalho. O público deste projeto são mulheres que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Criado por meio de uma parceira entre a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses e o Brasil, por Intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/RE), o “Mulheres Mil” já atingiu 12 Institutos Federais: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Nestes estados, os Institutos Federais (Ifs) tiveram, além da colaboração de parceiros governamentais e não governamentais, a participação dos professores, servidores e voluntários dos Ifs, todos eles, acolheram as alunas e ministraram aulas.