Dilma lança programa que visa capacitação técnica e profissional
Nesta quinta-feira, 28, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), com o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionais a jovens e adultos. O programa beneficiará reincidentes do seguro desemprego, beneficiários do Bolsa Família e atenderá alunos que farão um curso técnico enquanto estudam o Ensino Médio.
A presidenta em seu discurso explicou que o país ainda enfrenta uma situação assimétrica por falta de mão de obra, e afirmou que durante o seu governo a educação será prioridade. “Temos que focar na qualidade do nosso trabalhador”, disse.
O governo também concederá financiamento às empresas privadas para qualificação de seus funcionários. As ações se concentrarão nos setores mais necessitados de profissionais especializados, como construção civil, tecnologia da informação e serviços (hotelaria e gastronomia, por exemplo).
Outra medida adotada pelo programa é o incentivo ao ensino no exterior. Segundo a presidenta, 100 mil jovens terão a oportunidade de estudar fora do país. Para isso, espera-se um trabalho conjunto entre o setor público e o privado. O Governo irá arcar com dois terços da bolsa e as empresas com um terço. “O desafio mais importante é melhorar a qualidade da educação”, completou Dilma.
Segundo o ministro da educação Fernando Haddad, 81 escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão em construção e devem ficar prontas entre fevereiro e março do próximo ano. A meta é inaugurar 200 escolas técnicas até 2014.
IFB estuda projeto de expansão
O IFB e o GDF já iniciaram as discussões que tratam da expansão da rede no Distrito Federal. Além dos cinco campi em funcionamento, são esperados mais seis, entre eles os campi São Sebastião e Riacho Fundo, que já estão no orçamento do Ministério da Educação (MEC).
Redes Sociais