Página inicial > Reitoria > IFB mobiliza-se em debate sobre o Future-se

IFB mobiliza-se em debate sobre o Future-se

Criado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 12h30 | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h19 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 12h47 | Acessos: 1208

Na manhã desta terça-feira (6), servidores da Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) reuniram-se para debater a proposta do novo programa apresentado pelo Governo Federal, o Future-se. Esse foi o 10º encontro de uma série de reuniões que estão acontecendo em todas as unidades da instituição para debate do tema. O único campus em que ainda não ocorreu a reunião foi o do Gama. Lá, o encontro acontecerá na próxima quarta-feira (14).

Lançado no último dia 17, o programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que propõe, entre outros itens, contratação de Organizações Sociais e fomento de financiamento por meio de fundos privados.

O debate na Reitoria foi conduzido pelo reitor em exercício, Adilson César de Araújo. Logo após uma breve apresentação, as falas foram abertas e os presentes puderam emitir seus posicionamentos.

“O programa como foi apresentado nos preocupa bastante e é importante debatermos com os estudantes, técnicos, professores e a comunidade em geral para construirmos possibilidades”, enfatizou Adilson, em sua fala.

Na reunião, foram escolhidos três representantes da Reitoria, que ficaram responsáveis por unir todos os pontos levantados e criarem um posicionamento da unidade sobre o tema. O mesmo foi feito em todas as outras unidades. Após isso, todos os representantes vão se reunir e alinhar os pontos debatidos em um único documento, que será encaminhado ao Conselho Superior do IFB.

“A proposta é termos um posicionamento sobre o programa para dar subsídio ao Conselho Superior e na articulação do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) com o Congresso Nacional”, reitera Adilson.

Consulta Pública

Segue aberta, até o dia 15 de agosto, uma consulta publicada para o programa.

Para participar, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta. Os interessados precisam preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação.

Depois, o MEC irá compilar as respostas e analisar se fará mudanças no texto. Só então o Future-se será apresentado ao Congresso Nacional, ou como Projeto de Lei ou como decreto do Poder Executivo.

Para participar da consulta pública, acesse aqui.