Página inicial > Reitoria > Luciana Massukado é empossada como nova reitora do IFB

Luciana Massukado é empossada como nova reitora do IFB

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 16h56 | Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 16h56 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 18h09 | Acessos: 2163

De forma oficial, a partir desta terça-feira, 27 de agosto, o Instituto Federal de Brasília (IFB) possui uma nova reitora: Luciana Myoko Massukado. Em uma cerimônia ocorrida no auditório do Ministério da Educação (MEC), Luciana foi empossada e seguirá à frente da instituição pelos próximos quatro anos.

Na solenidade, a reitora foi empossada pelo ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub. Também compuseram a mesa da cerimônia a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Machado Gomes Regattieri, e Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará, que também foi empossado na mesma ocasião.

Emocionada, Luciana contou com a presença da equipe que irá compor sua nova gestão, colegas do IFB, de entidades parceiras e de seus pais. Massukado tentou resumir os sentimentos vividos nesta manhã.

“É um misto de ansiedade e felicidade, porém sentindo-me preparada para o novo desafio e para este compromisso que estou assumindo agora pelos próximos quatro anos”, destaca.

Como primeiro passo da nova gestão, Luciana tem o Planejamento Estratégico como principal desafio.

“A gente está assumindo em um momento muito importante para o IFB, em meio do ConectaIF e JIF’s. Após os eventos, vamos realizar alinhamentos com a nova equipe para trabalhar de forma mais eficiente o nosso planejamento estratégico. A ideia é que daqui a quatro anos tenhamos um IFB muito além do que está hoje, sendo mais referência tanto no Brasil quanto fora do país. E acredito, fielmente, que temos potencial para isso”, finaliza.

Trajetória

Luciana Massukado é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia Urbana pela mesma instituição e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP).

A nova reitora foi aprovada no primeiro concurso público do IFB, em 2009, e desde lá acumulou funções, como diretora de Administração e coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Planaltina e pró-reitora de Pesquisa e Inovação e de Desenvolvimento Institucional.

Eleições

Luciana foi eleita reitora em um processo de consulta à comunidade acadêmica em dois turnos. O primeiro foi realizado no dia 27 de março, e o segundo, no dia 11 de abril. No dia 23 de abril, o resultado da consulta foi homologado pelo Conselho Superior do IFB. Já no dia 2 de agosto foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação como reitora do IFB.

Veja fotos da solenidade desta manhã no perfil do IFB no Flickr.