Página inicial > Reitoria > JIF's 2019 segue cumprindo seu verdadeiro papel

JIF's 2019 segue cumprindo seu verdadeiro papel

Criado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 19h02 | Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 20h14 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 08h53 | Acessos: 909

Ginásio lotado, torcida alvoroçada, olhos, gritos e todas as atenções voltadas aos atletas, que se preparam para entrar na piscina. A disputa é de 100m peito masculino, e três estudantes do Instituto Federal de Brasília se aquecem em busca da tão sonhada medalha de ouro no JIF’s 2019.

Tudo pronto, mas o estudante Abraão Diniz, aluno do curso integrado Técnico em Eletrônica do Campus Ceilândia, joga-se na piscina segundos antes do momento oficial. Minutos de silêncio se seguiram, quebrados por alguns gritos de incentivo e aplausos.

Abraão volta para a sua raia, mas fica inquieto e entra em uma crise de ansiedade. Ao ser questionado pelo árbitro se tem certeza de que quer seguir na competição, ele não titubeia e balança a cabeça positivamente.

A segunda largada é autorizada. Dessa vez, tudo dá certo, mas Abraão já não detinha a concentração necessária para completar a prova como vinha treinando.

Na piscina de 25m do Campus Brasília, cada atleta tinha de percorrê-la quatro vezes para completar os 100m. Mas, antes de fazer a primeira virada, o atleta demostrou cansaço e seguiu em um ritmo muito mais lento que os demais. A disputa, ali, não era contra outros atletas, mas uma luta interna, um objetivo próprio a ser alcançado.

A cada virada, os organizadores tentavam contato com Abraão, questionando se seguiria. Mas ele parecia não se importar. Obstinado, seguia seu objetivo. Naquele momento, não existiam adversários externos. A principal disputa era com ele mesmo, como na maioria dos momentos da vida.

Quando se aproximou da chegada, nos últimos metros, o público presente mostrou empatia. Ali, todos torciam por ele. E, assim, aplaudiram, de pé, a chegada de Abraão.

Cristhian Villanova, do Campus Brasília, venceu a prova com o tempo de 1m40. Pedro Henrique Mamédio conquistou a prata com 2m26 segundos. Abraão completou com 4m46 e ficou com o bronze.

Mas, na ocasião, o tempo parecia não importar. Abraão venceu. E mostrou aos presentes o verdadeiro espirito dos Jogos do Instituto Federal de Brasília.

Acesse aqui o boletim oficial do terceiro dia da segunda etapa dos Jogos do Instituto Federal de Brasília (IFB), com os resultados de todos os jogos de hoje.