Página inicial > Reitoria > Encontro de servidores das bibliotecas do IFB discute melhoria e oferta de novos serviços

Criado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h17 | Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h17 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h28 | Acessos: 611

Os servidores das bibliotecas do Instituto Federal de Brasília reuniram-se na última edição do ConectaIF, realizada no Campus Brasília, para uma série de atividades. O evento foi promovido com o objetivo de buscar melhorias e o desenvolvimento de serviços ofertados aos usuários em cada biblioteca.

A criação do repositório institucional do IFB foi um dos temas relevantes do encontro, e a proposta inicial do projeto, submetida ao Edital PIPA 2019, foi apresentada ao grupo. Segundo a coordenadora-geral da biblioteca do Campus Brasília, Mariela do Nascimento Carvalho, a implantação do repositório institucional é fundamental e permitirá reunir e divulgar a produção acadêmica, científica e tecnológica do Instituto Federal de Brasília.

A programação também contou com a visita de um representante do Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI), que apresentou e discutiu alterações a serem implementadas, em breve. O objetivo das mudanças é sanar erros e melhorar o sistema informatizado que as bibliotecas do IFB utilizam em diversas atividades de impacto para o usuário, como empréstimo e devolução de livros, além de consulta ao acervo.

O evento, que teve o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PREN), proporcionou a troca de informações e de experiências vivenciadas na rotina das bibliotecas, impulsionou iniciativas para a oferta de novos serviços e permitiu a interação e a confraternização dos servidores.

Multiplicando conhecimento

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX), foi realizada, dentro do encontro, a oficina de operacionalização de scanner de voz, ministrada pelo auxiliar de biblioteca Jadir Viana.

A ideia é que todas as bibliotecas do IFB possam implementar o serviço de conversão de livros em arquivos de áudio, já ofertado pela Biblioteca Brasília, e, assim, ampliar a acessibilidade aos deficientes visuais de toda a instituição.

O grupo recebeu, ainda, a visita de João Ricardo Figueiredo, diretor-geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), referência nacional na área de deficiência visual. Figueiredo conheceu as instalações da Biblioteca Brasília e colocou-se disponível para parcerias.