Página inicial > Reitoria > Definido tema do 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Definido tema do 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Criado: Terça, 17 de Mai de 2011, 18h06 | Publicado: Terça, 17 de Mai de 2011, 18h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1942

Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. Esse será o tema do 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) que será realizado em 2012 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

A temática do evento foi definida em uma reunião realizada na última quarta-feira (11) no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus São José. Estavam reunidos cerca de 80 pessoas de diversas entidades, que participaram do processo de escolha do tema.

De acordo com o professor Silmar Primieri, do Campus Urupema do IFSC, um dos integrantes da Comissão Temática, a ideia é trabalhar a questão do acesso à educação. “Queremos abordar as questões da inclusão, permanência e êxito”, explica. Sobre o termo “emancipação”, a intenção é que se perceba que a educação profissional deve ser pensada para a formação do indivíduo. “ Já a sustentabilidade será abordada não só pensando na questão ambiental, mas em todos os processos que possam impactar as gerações futuras”, destaca Primieri.

O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Em 2009, o evento teve pela primeira vez uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica. No próximo ano, espera-se reunir 12 mil participantes de 28 de maio a 1º de junho na capital catarinense. O IFSC é responsável pela organização do FMEPT como Secretaria Executiva desta segunda edição.