Siga-ADM: fique por dentro dos últimos acontecimentos
Segue o ritmo de implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga-ADM) no IFB. Segundo o coordenador técnico, João Bezerra Júnior, “além de auxiliar os servidores técnico-administrativos em suas atividades, o sistema ajuda os gestores no controle dos processos de trabalho”.
Desenvolvido de forma colaborativa pela Rede Federal de Educação, o sistema é composto de variados módulos, entre eles Licitações, Recursos Humanos, Diárias e Passagens, Protocolo, Almoxarifado, Requisição de Veículos e Financeiro. "Alguns deles estão em processo de implantação em cada campus”, afirma João.
Conheça cada Módulo:
Almoxarifado
Nesta quarta-feira, 25, ocorreu uma reunião na reitoria com os coordenadores de almoxarifado do instituto. Estiveram representados os Campi Brasília, Gama e Taguatinga, que já iniciarão o processo de implantação do módulo. Cada representante recebeu a tarefa de alimentar a base de dados com os materiais de consumo, criando um estoque inicial do Siga, para que seja feita uma capacitação com os usuários que realizarão as requisições de materiais.
Protocolo
No último dia 19/05 em Samambaia, houve uma capacitação para a utilização do Módulo Protocolo. Entre os presentes estavam a Diretora de Administração, Simone Penteado e o Chefe de Gabinete do Campus, Prof. Luciano Gomes.
O evento foi realizado no laboratório de informática, onde os usuários puderam acessar o sistema e tirar dúvidas. Além de Samambaia, este módulo encontra-se em funcionamento nos Campi Gama, Taguatinga e Brasília.
Patrimônio
Todos os bens patrimoniais do instituto foram registrados na base de dados do Siga na Reitoria, de acordo com os documentos enviados pelos coordenadores de patrimônio, que receberam orientações para a atualização de cada um desses itens em uma capacitação realizada em 2010.
Atualmente o Módulo Patrimônio encontra-se em implantação em todo o IFB e entrará em funcionamento quando todos os bens forem atualizados, o que permitirá a criação do Relatório de Depreciação, seguindo os critérios determinados pela Secretaria de Receita Federal.
“O próximo módulo a ser implantado nos campi será o de Requisições de Veículos, em funcionamento na Reitoria desde 2009. Por meio dele, os servidores podem requisitar veículos para o desenvolvimento de trabalhos externos ao da unidade na qual está lotado. Já os de Licitações e Requisições de Compras estão em análise para a implantação", explica o coordenador.
Redes Sociais